Preso, Garotinho faz delação: Globo recebeu R$ 2 bilhões de Cabral ➝ Será?

A prisão de dois ex-governadores do estado do Rio de Janeiro foi um dos temas mais comentados pela imprensa recentemente. O primeiro a ser preso foi o ex-governador Anthony Garotinho. Ele foi preso na Operação Chequinho, que investiga um esquema envolvendo o Cheque Cidadão. O programa social da Prefeitura Municipal de Campos teria sido usado para comprar votos nas eleições municipais. Já o ex-governador Sérgio Cabral foi preso na Operação Calicute, que investiga o desvio de recursos públicos federais em obras realizadas pelo governo do estado do Rio de Janeiro. 

Isso quer dizer que a prisão de Sérgio Cabral não tem nenhuma relação com a prisão de Garotinho. Inclusive, o Tribunal Superior Eleitoral já anulou a decisão do juiz Glaucenir Oliveira e concedeu liberdade a Garotinho. Porém, o ex-secretário de governo de Rosinha Garotinho está impedido de ter contato com as testemunhas do processo e também não pode retornar a Campos até o fim da instrução do processo. Além disso, é responsável por pagar 100 salários mínimos de fiança, conforme informações divulgadas no próprio  blog do político.

É verdade que Garotinho disse que a Globo recebeu R$2 bilhões durante o governo Sérgio Cabral? Sim! Antes de ser preso, o ex-governador disse em um vídeo publicado em seu Facebook que a emissora teria faturado este valor com publicidade. "Não há outro estado no Brasil onde tenha havido tanta corrupção como no Rio de Janeiro. Querer dizer agora, como O Globo vem tentando insinuar, que recebeu só no período de Cabral 2 bilhões de reais em propaganda, que tudo em culpa da crise internacional e da queda do petróleo, não é não", disparou Garotinho. 

Veja o vídeo:

É verdade também que Rosinha Garotinho disse que o marido tem um dossiê de mil páginas provando vários esquemas de corrupção. "Isso tudo é retaliação porque ele entregou na PGR um documento com mais de mil folhas com provas contra o ex-governador Sérgio Cabral, contra Pezão, contra o presidente da Alerj, o ex-presidente da Alerj e outras pessoas de outros poderes que ele denunciou, tudo com provas", disse na entrevista, sem apresentar provas.

O que não foi possível confirmar nesta história? Foi a informação de que Garotinho fez delação após ser preso. Afinal, depois que foi preso, Garotinho teve problemas de saúde, ficou internado e foi submetido a cateterismo cardíaco veja aqui. Depois que deixou o hospital, Garotinho ficou em prisão domiciliar e até o momento não se pronunciou sobre essa suposta delação. Nem a imprensa divulgou nada a respeito da tal "delação" de Garotinho. Então não há como confirmar. 


Nota de Garotinho sobre a decisão do TSE  ⤏ "Sempre confiei que a justiça corrigiria o abuso de autoridade e a violência cometida neste caso contra mim. Não sou acusado de corrupção, enriquecimento ilícito ou qualquer desvio de verba pública, tão somente, de uma possível irregularidade eleitoral e me privar da liberdade por isso é uma verdadeira afronta ao Estado Democrático de Direito. Pior do que ter sofrido essa violência que quase me custou a vida, foi ver a alma da minha família ferida. Agradeço a Deus, a todos que oraram por mim, a minha esposa, aos meus filhos, meus advogados e a todos aqueles que continuam acreditando que a justiça no Brasil deve ser para todos, mas respeitando o direito e as garantias Constitucionais".

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários