Maria do Rosário cobra indenização para família dos bandidos mortos em presídio de Manaus? Não, é boato.

O primeiro domingo de 2017 ficou marcado pelo um banho de sangue no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) em Manaus (AM). A rebelião, que teve como consequência a morte de dezenas de presos, ocorreu devido uma disputa entre duas facções criminosas, o Primeiro Comando da Capital (PCC) e a Família do Norte (FDN). A Ordem dos Advogados do Brasil já se manifestou sobre o caso. Leia mais neste link.

Semana passada começou a circular em alguns sites, pelas redes sociais e também pelo WhatsApp que a deputada federal Maria do Rosário cobrou indenização para família dos detentos mortos na chacina dentro do presídio em Manaus.

Tem fatos que precisam ser considerados nesta informação, o primeiro é que Maria do Rosário não é ministra dos Direitos Humanos, inclusive esta pasta foi extinta em 2016. A Medida Provisória nº 726 estabeleceu a nova organização da Presidência da República e dos Ministérios que compõem o governo federal. "O documento informa a extinção do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, cujas competências foram transferidas para o recém criado Ministério da Justiça e Cidadania".

É verdade que familiares dos presos tem direito a indenização. Este direito está previsto na Constituição Federal. Inclusive, o Supremo Tribunal Federal (STF) já determinou que o poder público deve responder pela integridade física dos presos, inclusive quando o detendo comete suicídio."A indenização para parentes de presos mortos dentro da cadeia visa a reparação a dependentes como esposas e filhos".

Não é a primeira vez que falsas declarações são atribuídas a deputada federal Maria do Rosário. Em seu perfil no Facebook, a deputada afirma que há especialistas em fraudar suas postagens. "Novamente são atribuídas falsas declarações ao nosso mandato, de forma desonesta e mentirosa". O site E-Farsas, do jornalista Gilmar Lopes, também publicou um texto desmentindo a falsa informação de que Maria do Rosário pediu indenização para presos mortos em Manaus. 

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários