Exigir nota fiscal em posto vai baixar o preço da gasolina? Não, é boato.

Assunto: Boatos que circulam pela Internet e WhatsApp.
Exigir nota fiscal em posto de combustíveis pode baixar o preço da gasolina.

Redução do preço da gasolina depende do consumidor exigir a nota fiscal?

Olá pessoal. Tudo bem?! Está circulando pelo WhastApp um áudio recomendando que os motoristas exijam a nota fiscal após abastecer o veículo, pois dessa maneira o governo poderia baixar o preço da gasolina e outros combustíveis. 

Veja o que diz o áudio que circula pelo WhatsApp.

Oi, galera, tudo bem? Deixa eu falar uma coisa. Um negócio super interessante que eu acabei descobrindo. Eu, nas horas vagas, faço Uber. Hoje pela manhã peguei um senhor que trabalha na Petrobras. Trabalha na parte da diretoria da Petrobras. Eu estava conversando com ele e ele me disse o seguinte: que o brasileiro tem na mão dele uma forma de fazer o preço da gasolina abaixar. Só que o brasileiro é burro e não pensa. Ai ele fez uma continha rápida comigo. Seguinte: se você parar no posto para abastecer R$ 50 e pedir uma nota fiscal do que você abasteceu, o posto vai pagar, só de imposto, R$ 21. Então o lucro que o posto vai ter com o combustível é muito pouco. Ele falou que se todo mundo fizer isso, o combustível abaixa de preço. Inclusive estou abastecendo o carro agora e acabei de pedir notinha. E daqui para frente vou fazer isso todos os dias. Passa para o maior número de pessoas que vocês puderem. Passa para o maior número de grupos que vocês tiverem. Vamos forçar os postos de gasolina a baixar o preço da gasolina. Porque se eles tiverem que emitir nota, eles não vão aguentar...

Será que exigir a nota fiscal em posto de combustíveis ajuda a baixar o preço da gasolina?

A reposta para esta pergunta é NÃO! Isso mesmo. Pedir nota fiscal em postos NÃO fará com que preço da gasolina baixe. Por que? Porque os valores são definidos através de outros critérios. Nesse caso, no Brasil, é a Petrobras que fixa os preços dos combustíveis de acordo com critério próprio e também do governo, que é controlador da empresa. Por sua vez, os postos de gasolina repassam ao consumidor os custos.
Exigir nota fiscal em posto vai baixar o preço da gasolina? Não, é boato.
De acordo com a Petrobras, em relação ao preço da gasolina, 31% são os custos de operação da empresa para produzir o combustível, 10% são impostos da União (Cide, PIS/Cofins), 28% são impostos estaduais (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS), 15% é o custo do etanol adicionado à gasolina e 16% se refere à distribuição e revenda. 

Ainda tem outro fator, o câmbio. Ele também interfere no preço da gasolina. Para obter mais informações sobre o que define o preço da gasolina no Brasil, leia a reportagem completa no portal G1aqui

Por que devo pedir a nota fiscal?

O consumidor deve pedir nota fiscal, pois ela é um documento que comprova a compra. Além disso, a nota fiscal traz informações importantes: data, nome do produto, quantidade, preço e valor total pago pelo consumidor. Logo, ela serve como prova da transação comercial.

Tributos sobre os combustíveis.

Segundo a Petrobras, os principais tributos sobre o setor de combustíveis são recolhidos em etapas anteriores da cadeia produtiva, ou seja, nas refinarias, nas importadoras, nas usinas e nas distribuidoras. A estatal diz ainda que adota sempre as melhores práticas comerciais, concorrenciais e éticas e exige a mesma postura dos revendedores com sua bandeira. A Petrobras diz que participa do movimento Combustível Legal.

Conclusão

Essa história de que exigir nota fiscal em posto de combustíveis vai baixar o preço da gasolina é BOATO.

Lei isenta idosos de pagar estacionamento em shoppings. Será?

Comentários