GRIPE "A" 1516 CASOS SEGUNDO OMS.

O número de mortes pela epidemia da gripe suína no México subiu nesta quarta-feira para 42 e os infectados passaram de 913 para 1.070, informaram as autoridades locais. O país retomou hoje suas atividades depois de vários dias de escolas, restaurantes, cinemas, bares, discotecas, empresas, museus e até mesmo igrejas fechados para tentar frear o contágio.

De acordo com o boletim, os países com casos confirmados, mas sem registro de mortes, são os seguintes: Áustria (1 caso), Canadá (165), China, Hong Kong (1), Colômbia (1), Costa Rica (1), Dinamarca (1), El Salvador (2), França (4), Alemanha 9), Guatemala (1), Irlanda (1), Israel (4), Itália (5), Holanda (1), Nova Zelândia (6), Portugal (1), Coreia do Sul (2), Espanha (57), Suíça (1) e Reino Unido (27).

Os números da OMS são menos atualizadas que as notificações dos governos nacionais, mas tendem a ter mais confiabilidade científica.

Eventuais sinais de transmissão continuada da doença em comunidades fora das Américas devem levar a OMS a declarar situação de pandemia. Até agora, porém, isso só parece estar acontecendo na América do Norte, especialmente no México.

A OMS elevou na semana passada o nível de alerta contra pandemias de 3 para 5, o que significa a iminência de uma epidemia global. Cientistas dizem que o novo vírus mistura elementos genéticos de gripes suínas, aviárias e humanas.