POLÍCIA:REFORÇO PARA FLAGRAR MOTORISTA DROGADO


As blitze policiais do Rio de Janeiro ganharão o reforço de um laboratório móvel capaz de detectar, com praticamente a mesma agilidade de um bafômetro, o uso de substâncias psicoativas como maconha, cocaína e ecstasy.

Segundo o pesquisador da Fiocruz Jefferson José da Silva, que coordenou o projeto, o objetivo é diminuir as mortes decorrentes de acidentes no trânsito, uma vez que as drogas podem afetar a capacidade motora e de reação do condutor. Ainda de acordo com ele, nenhuma droga conhecida, lícita ou ilícita, será capaz de escapar da nova fiscalização.

Silva explica que, ao ser parado pela polícia, o motorista será submetido inicialmente a um exame clínico, feito por um perito treinado para reconhecer sinais de consumo de álcool e outras drogas, como dilatação de pupilas e verborragia. Depois, ele terá que depositar uma pequena quantidade de saliva em um tubo, a qual serão adicionados reagentes. O resultado sairá entre dois e cinco minutos.

De acordo com o subchefe da Polícia Civil, Rodolfo Waldeck, o laboratório será usado como um complemento à lei seca e deverá focar, num primeiro momento, em festas de grande concentração de jovens, como raves e micaretas.
Fonte:F.de SP