DOCUMENTO ÚNICO, O QUE VOCÊ ACHA?



Amigo leitor, em breve os brasileiros poderão jogar fora todos os documentos que guardam na gaveta ou no bolso. A criação do documento único vai servir como identidade tanto para a Receita Federal quanto para a Previdência. Também como licença para dirigir, documento para abrir conta bancária ou exercer seu direito de voto. Maneiro né! Porém existe um problema nisso, tudo estará vinculado num chip, onde informações erradas ou imprecisas podem espalhar-se rapidamente pela rede que interligará todos os bancos de dados que guardam partes distintas de sua vida pessoal ou profissional. Para se ter uma noção da periculosidade dessa idéia, quando foi proposta na Austrália há mais de dez anos, o governo de lá foi derrubado por insistir na sua implementação. Vamos ficar atentos...


Os brasileiros carregam no bolso uma lista de documentos que para a Polícia é uma brecha para fraudes. Hoje, uma pessoa pode tirar carteira de identidade em vários estados sem que as secretarias de Segurança tomem conhecimento. Também é comum denúncias de pessoas com mais de um CPF.
O título de eleitor, sem a foto do portador, é outra brecha para fraudes no país. O modelo de votação ainda cria um procedimento cuja vulnerabilidade é reconhecida até mesmo pelo Tribunal Superior Eleitoral, que defende uma mudança na identificação do eleitor.

Comentários