INDUSTRIALIZADOS SÃO OS VERDADEIROS VILÕES

O descuido alimentar do indivíduo é sempre o vilão do ganho de peso, porém a verdade é que as industrias do ramo alimentício não mostram as quantidades exorbitantes de produtos que cooperam para o desenvolvimento da obesidade, diabéticos, hipertensos, tudo decorrente de um processo de produção capitalista e cruel. Agora a exemplo da propaganda do cigarro os alimentos também irão trazer advertências sobre o consumo desordenado.



A obesidade é uma realidade no Brasil, atingindo 38 milhões de adultos com mais de 20 anos e deste total de 10 milhões são considerados obesos, de acordo com os padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO).

ANVISA cria novas regras para a propaganda de produtos com altos níveis de açúcar, sal e gorduras, como chocolates, bolos, bolachas recheadas, salgadinhos e refrigerantes. As peças publicitárias voltadas para crianças ou veiculadas durante programas infantis terão restrições ainda maiores. A decisão está baseada no aumento da incidência de doenças crônicas no País, como diabete, hipertensão, síndrome metabólica e problemas cardíacos. Dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 60% dos gastos ambulatoriais e hospitalares do Sistema Único de Saúde ocorrem no atendimento a complicações decorrentes das doenças crônicas. Pesquisas realizadas em amostras populacionais mostram que o sobrepeso e obesidade atingem cerca de 30% das crianças.fonte:J.T



Comentários