MULHERES NO BRASIL

Elas são a maioria e por um esteriótipo rídiculo, ainda são penalizadas. Hoje distorcidamente sua figura está mais associada a sensualidade. Existem poucas mulheres ocupando grandes cargos, mesmo que no Brasil, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto CNT-Sensus sobre preferência entre homens e mulheres para cargos públicos, revelou os seguintes dados: 59,8% dos cidadãos acham as mulheres mais honestas; 53,7% responsáveis; 51,2% confiáveis; 47,5%competentes; 44,7% firmes, 42,8% capazes. Só queria acrescentar que o maior parte do brasileiros de nivel superior completo são feminina.

Hoje, na França, por força da nova lei de paridade que obriga todos os partidos políticos a apresentarem um número igual de candidatos e candidatas (50%), há uma corrida à procura de mulheres dispostas a se candidatarem. fonte:D.Feminino



A Deputada Estadual Beatriz Santos, falou ao blogueiro sobre as dificuldades que envolve o assunto, a maioria das mulheres pensam que a política é um campo essencialmente masculino. Não perceberam que essas barreiras residem e resistem no seu interior. Hoje conquistamos algum espaço, mas muito ainda temos que fazer, embora já se tenha mostrado que a capacidade feminina é comprovada, o que a coloca em paridade na ocupação de cargos antes privativos de homens.


A reforma política e o direito das mulheres.

Quanto à garantia de mecanismos para estimular a participação feminina na política, houve ganhos e perdas em relação ao texto original do projeto: o substitutivo aprovado diminuiu de 10% para 5% a quantidade mínima dos recursos do fundo partidário que o partido deve usar para criar e manter programas destinados a promover a participação das mulheres na política partidária.

Entretanto, foi incluída no texto punição para o partido que não cumprir essa regra. Se esse percentual não for respeitado, no ano seguinte deverão ser acrescentados a ele mais 2,5% dos recursos do fundo.

Nas propagandas fora de anos eleitorais entre as 19h30 e as 22 horas no rádio e na TV, pelo menos 10% do tempo terão de ser usados para promover e difundir a participação das mulheres. A versão original do texto fixava esse índice em 20%.

Outro avanço para estimular a atuação feminina na política partidária é determinação mais explícita de que ao menos 30% dos candidatos sejam mulheres.fonte: AGE

Comentários