Estamos pagando, mas não sabemos o que...



Olá amigo leitor! Liberdade para gastar, não pode ser assim. Embora muitos estão cansados da falta de transparência, nós pessoas físicas e ou jurídicas somos massacrados pela Receita, sonegadores, criminosos e por aí vai ... Porém quando o assunto é cartão corporativo não temos direito de saber o que nossos governantes andam fazendo com nosso suado dinheirinho. O cartão corporativo deveria ter seu extrato divulgado, pois além de transparente seria bom sabermos o que realmente estamos pagando. Os gastos aumentam e ainda são sigilosos...

Os gastos sigilosos da Presidência da República com cartões corporativos cresceram, em 2009, 9% em relação a todo o ano passado. Até setembro, o Palácio do Planalto desembolsou R$ 5,3 milhões com esse tipo de pagamento, cerca de R$ 1,5 milhão a mais que em 2008. As despesas são inferiores a apenas outros dois anos. Os gastos, que correspondem basicamente à segurança do presidente, seu vice e familiares, não sofrem nenhum tipo de fiscalização dentro do governo. Apesar do aumento identificado na Presidência, a Controladoria-Geral da União (CGU) afirma que houve uma redução no uso do cartão corporativo.

As despesas realizadas com o cartão corporativo pela Presidência da República são basicamente da segurança de Lula, José Alencar e de seus familiares, tanto em Brasília, quanto nos locais onde eles residem ou estejam em deslocamentos.

Os gastos variam de aluguel, abastecimento ou manutenção de veículos, compras emergenciais ou refeições dos agentes. Também se utilizam dessa forma de pagamento seguranças à disposição de ex-presidentes da República e parentes próximos.

A CGU não pode controlar o uso do cartão quando os gastos são sigilosos, mas se houver alguma anormalidade, o caso é analisado pela Secretaria Federal de Controle (SFC). Além da Abin e da Presidência, também são secretas as despesas da Polícia Federal e das áreas de inteligência das Forças Armadas. Fonte:CB

Comentários