MORTALIDADE INFANTIL CAI 30% NO BRASIL



Temos motivos também para comemorar. Muitos críticos questionam a funcionalidade do sistema de saúde brasileiro. Eu sou um deles que pensa um dia ver no SUS menos teoria e mais funcionalidade.Entretanto também sei reconhecer os avanços que conquistamos nos últimos anos, principalmente na redução da mortalidade infantil, saúde dos idosos e mulheres. Quando se trabalha com medidas preventivas, os resultados são bem melhores para população. Um bom exemplo que podemos citar é a implantação da vacina prevenir aqui em Campos, as campanhas de vacinação e os programas de saúde educacionais.

Dados da Síntese dos Indicadores Sociais, divulgada hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que a mortalidade infantil no país caiu 30% entre 1998 e 2008. No período, com a queda da taxa de fecundidade, a população com menos de 1 ano de idade diminuiu 27,8%.

A pesquisa também mostra que o país apresentava em 2008 uma população de 21 milhões de idosos. Em números absolutos, o total de brasileiros com mais de 60 anos superava o da França, o da Inglaterra e o da Alemanha naquele ano. Segundo o IBGE, diferentemente do que ocorria nesses países, 32,2% dos idosos brasileiros não sabiam ler e 51,4% eram analfabetos funcionais.

Os números indicam ainda que, em 2008, o Brasil tinha 19,7 milhões de migrantes e uma densidade demográfica de 22,3 habitantes por quilômetro quadrado. Já o número de casamentos registrados nos cartórios do país cresceu 31,1% de 1998 a 2007. Fonte:A.B

Comentários