Transição demográfica brasileira, uma realidade.



Há um tempo atrás ouvíamos a afirmação que o Brasil era um país de jovens, cuja população segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), concentrava-se na faixa etária entre zero e 14 anos. Entretanto essa história faz parte do passado longínquo do século vinte.

Agora estamos diante de outra realidade, e as estatísticas indicam que daremos um salto dos 58 milhões para 247 milhões de cidadãos acima dos 60 anos, e, portanto temos que está preparado para uma nova etapa, na qual as pessoas vivem mais ao mesmo tempo em que menos nascimentos ocorrem.

Esse novo ciclo chamado pelos especialistas de transição demográfica pode ser explicado facilmente por vários fatores, dentre eles a participação mais efetiva da mulher no mercado de trabalho, causando declínio na taxa de natalidade ao mesmo tempo também que temos uma queda acentuada nos índices de mortalidade.

Como podemos ver a taxa populacional dos mais idosos passam a ter uma importância mais significativa. E, portanto é necessário estarmos aptos e prontos para essa nova tendência mundial.

“Uma em cada 10 pessoas tem 60 anos ou mais. Em 2050, essa relação cairá para uma pessoa em cinco, e em 2150, um habitante da Terra em cada grupo de três terá mais de 60 anos de idade.” Os dados estatísticos são do Desa – Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU.

Sair na frente é primordial para atender essa demanda crescente que já esta fazendo parte do novo cenário global. Políticas públicas que dêem devida prioridade aos idosos garantindo seus direitos e atendendo suas necessidades.

Uma boa iniciativa é estabelecer um conjunto de medidas para atender essa faixa etária, e aqui em Campos a Prefeitura criou a Política Municipal do Idoso. Programa de Atenção Integral ao Idoso do Município de Campos dos Goytacazes (Prainid) que tem o propósito de oferecer através do Comitê Gestor que envolve as Secretárias de Família e Assistência Social, Saúde, Educação, Justiça e Assistência Judiciária, Esporte, Trabalho e Renda, Obras e Fundação Cultural Jornalista Oswaldo, um melhor atendimento para os idosos.

Uma ação importante para o Município, que por seu clima e localização tem uma grande concentração de moradores idosos

Comentários