Zumbi dos Palmares e o seu sacrifício, hoje.

Imagem Jean Baptiste Debret



Um belo dia de céu azulado e sol radiante, feriadão um ótimo momento para uma reflexão. Há 314 anos atrás um homem era fuzilado e esquartejado, sua cabeça cortada, salgada e exposta como prêmio em praça pública a fim de desmentir a crença da população sobre a lenda de sua imortalidade, seu nome Zumbi dos Palmares. Hoje conhecido como símbolo de resistência na luta contra desigualdade imposta pela separação das raças. Uma lastimosa cena que tem muito por nos ensinar.

Podemos constatar que a opressão racial e a discriminação advêm de um passado onde seus “atores sociais” (igreja católica, senhores de engenho, bandeirantes e militares) na defesa de seus sórdidos interesses, mesmo vivendo um período pó-escravidão fomentaram o processo de segregação racial dos negros.

Os tempos passaram e apesar de muitos conflitos sociais oriundos dessa época, conquistamos com muito sacrifício algumas vitórias nessa luta contra discriminação.

O problema maior de nossos dias é a falta de oportunidade não somente para os negros, mas também índios, mestiços, brancos, ou seja, os que não detêm condições financeiras suficientes para custear uma educação de qualidade.

Esse é o abismo profundo que separa as classes. Vejam por exemplo a questão polêmica das cotas nas Universidades para as autoridades e alguns denfesores da idéia é a forma de igualar e recompensar as perdas do passado.

Entretanto a meu ver que sou afro descendente, com muita honra é a construção de uma ponte com estruturas fracas para o êxodo desse abismo. E o que se pode esperar dessa construção? A cota tem que está disponível para todos que não tem condições de pagar uma faculdade privada. Mas, claro que para que isto ocorra é necessário que haja uma reformulação no ensino público de base. Para que não aconteça o contrário daqui alguns anos, aonde supostamente os “brancos” (Brasil é um país miscigenado) venham se dizer vitimas de racismo, num País que luta para combatê-lo.

Orá! Amigos é importante sabermos que o Quilombo dos Palmares não era povoado somente por negros, mas também por todas as raças pobres e consideradas rebelde a vontade da hipócrita classe dominante.

Dia 20 de novembro um dia que realmente marca a luta de um homem para defender uma classe. Os menos favorecidos e excluídos da sociedade.


Artigo criado por: Washington Luiz
Fonte de pesquisa usada: Wikipédia

Comentários