MS divulga etapa de vacinação contra “gripe suína”


O Ministério da Saúde divulgou a estratégia a ser adotada pelos estados na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe A (H1N1). Segundo as diretrizes do Governo Federal, a Campanha será realizada em quatro etapas com públicos prioritários, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde, sendo trabalhadores de saúde, gestantes, população indígena, população com doenças crônicas de base, onde o Brasil incluiu mais dois grupos, crianças saudáveis entre seis meses e dois anos e adultos saudáveis de 20 a 29 anos.

A primeira etapa definida pelo Ministério da Saúde será de 08 a 19 de março e atenderá trabalhadores da Rede de Assistência a Saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia, dos setores público e privado. O grupo inclui equipes de limpeza, recepcionistas, motoristas de ambulância, médicos, enfermeiros e também trabalhadores de laboratórios e de investigação de campo (como agentes de vigilância epidemiológica). Na primeira fase, será vacinada ainda, toda população indígena.

A segunda etapa vai de 22 de março a 02 de abril e atenderá população com doenças crônicas, exceto idosos. Pessoas com obesidade de grau 03 (antiga obesidade mórbida), doenças respiratórias, doenças cardíacas, imunodeprimidos, diabetes, doenças hepáticas, renais e hematológicas. Ainda na segunda etapa, também serão vacinadas crianças maiores de seis meses e menores de dois anos. Para as crianças serão duas meias doses, a segunda dose deverá ser administrada 21 dias após a primeira dose. As grávidas poderão ser vacinadas a partir desta segunda etapa e ao longo de toda Campanha.

A terceira vai de 05 a 23 de abril e atenderá a população de adultos saudáveis de 20 a 29 anos e grávidas em qualquer período da gestação.

A quarta etapa que vai de 24 de abril a 07 de maio atenderá idosos (maiores de 60 anos) com doenças crônicas. Os idosos serão vacinados durante a Campanha Anual de Imunização contra a gripe comum e aqueles portadores de doenças crônicas tomarão as duas vacinas.

Segundo o Ministério da Saúde é necessário respeitar os grupos definidos e portar carteira e ou documento de identidade. A vacina é contra indicada a alérgicos a ovo.

O Ministério da Saúde definiu como critérios para distribuição da vacina aos estados, o número de doses proporcional à população dos grupos prioritários em cada estado, definido em parceria com a sociedade científica, entidades de classe, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

A vacinação ocorrerá simultaneamente em todos os estados da Federação. O Ministério da Saúde repassará as vacinas às Secretarias Estaduais de Saúde e estas repassarão aos municípios de seus estados.

No ano passado foram registrados 39.679 casos graves e 1.705 óbitos confirmados para a Influenza Pandêmica notificados pelos estados ao Ministério da Saúde. As notificações são de 25 de abril a 31 de dezembro de 2009.

Edição:Washington Luiz / Fonte: MS

Comentários