Pré-Natal ganha mais agilidade com nova tecnologia


Novidades no pré-natal das gestantes no Estado do Rio de Janeiro. Novos exames irão baratear custos e agilizar os diagnósticos. Semelhante à tecnologia utilizada no teste do pezinho, feito em bebês recém-nascidos, com apenas algumas gotas de sangue da grávida, o exame identifica doenças como Aids, sífilis, toxoplasmose e hepatite B, além de distinguir a classificação sanguínea e os níveis de hemoglobina e glicose. O teste deve ser feito no início da gravidez e no terceiro trimestre da gestação. A tecnologia elimina a necessidade da utilização de seringa. A técnica apresenta uma logística simples, que diminui os custos de todos os processos desde a coleta até o envio.

A tecnologia será aplicada em 26 municípios. São João de Meriti, Itaguaí, Itaboraí, Niterói, Aperibé, Bom Jesus de Itabapoana, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá, Varre-Sai, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidelis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra (todos das regiões Norte e Noroeste, além de quatro da Região Metropolitana).

Além de ser muito mais prático do que o convencional, o exame é muito mais rápido: a gestante não precisa estar em jejum, então, ao chegar à unidade de saúde, já faz o teste. Depois disso, em 15 dias, o resultado está disponível às pacientes. Essa agilidade é muito importante, pois quanto mais rápido o tratamento for iniciado, maior a chance de as doenças não serem transmitidas ao feto. Com a prevenção, a população ganha em saúde e qualidade de vida - afirma Antônio Werneck, presidente do Vital Brazil. Os municípios que receberão os testes pré-natais em papel de filtro passaram por treinamento nesta última semana de janeiro para aprender a manusear o material e aplicar o exame. Nessa etapa, 30 mil gestantes deverão ser atendidas e, ao fim do próximo ano, 100% das gestantes pacientes da Rede SUS (70 mil) receberão atendimento com o teste do Pró-Mãe -estima Antônio Werneck, presidente do Instituto Vital Brazil. O Instituto Vital Brazil (www.ivb.rj.gov.br) é um dos 18 laboratórios oficiais brasileiros e um dos três fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde, que os distribui por todo o Brasil.


Edição: Washington Luiz / Fonte: Agencia do Estado

Comentários