Preservação Ambiental Urgente


Amigo leitor vamos dar continuidade a nossa missão de conscientização. Pois o tema que envolve os cuidados com ambiente é de grande abrangência, e de suma importância para o futuro de nossas gerações.

O progresso e o bem estar da humanidade não são incompatíveis com adoção de medidas de proteção ambiental. A natureza não pode ser considerada uma forma inesgotável de bens. Os recursos naturais devem ser utilizados racionalmente e a biosfera precisa ser compreendida e respeitada.

A visão equivocada que surgiu a partir do momento em que o progresso foi confundido com crescimento e o bem-estar da humanidade avaliado pelo crescimento do consumo, pela expansão das áreas urbanas e industriais, a busca a qualquer preço do aumento da renda “per capita” do produto interno.
Usar a tecnologia para garantir o crescimento se caracteriza hoje pelo grande consumo de energia e recursos naturais não renováveis e pelos altos índices de poluição. É nesse contexto que se faz necessário substituir essa tecnologia “pesada” por uma tecnologia alternativa ecologicamente correta.

Essa ganância desenfreada do consumismo são os responsáveis diretos pelos desequilíbrios e tragédias ambientais que temos presenciado no mundo e que se tornaram uma grande ameaça á próprias sobrevivência humana.

Há também a questão que envolve concentração populacional em grandes áreas urbanas determina o acumulo de resíduos humanos e industriais e traz sérios problemas relacionados com abrigo e remoção de detritos. Tais problemas podem ser resolvidos pelo dimensionamento mais criterioso das cidades.

Enfim a destruição foi rápida, mas o processo de recomposição ambiental é gradativo e requer muito mais que reuniões diplomáticas de tempos em tempos, se não houver um empenho mundial na busca da reversão desses danos, infelizmente vamos continuar vendo a natureza cobrando seu espaço. E com isso presenciando as lastimosas tragédias que a cada ano se tornam mais freqüentes.


Edição e comentários: Washington Luiz / Fonte de Pesquisa: Demétrio Gowdak e Neide Mattos.

Comentários