Democracia banhada de sangue

Reprodução
O presidente Barack Obama, destacou neste domingo, a "coragem" dos iraquianos que "desafiaram as ameaças para fazer com que sua democracia avance" ao votarem nas eleições legislativas, marcadas por ataques que deixaram 38 mortos e mais de 100 feridos.

O presidente dos Estados Unidos, "Felicito o povo do Iraque por ter votado durante estas importantes eleições parlamentares. Tenho um grande respeito pelos milhões de iraquianos que não se deixaram intimidar pela violência e exerceram o seu direito de votar hoje", indicou o presidente americano em um comunicado.

"Lamentamos as trágicas perdas de vidas humanas hoje e saudamos a coragem e a vontade dos iraquianos que desafiaram as ameaças para fazer com que sua democracia avance", acrescentou, considerando que "sua participação mostra que o povo iraquiano escolheu construir o seu futuro pelo caminho do processo político".

Disparos de obuses de morteiro e de foguetes e vários atentados a bomba mataram 38 pessoas e deixaram 110 feridos, mas não impediram a formação de longas filas nos centros de votação.

Estas eleições são consideradas cruciais para a estabilidade do país a seis meses do início da retirada das tropas americanas e a menos de dois anos da retirada total.


Eleições Iraquianas foram marcadas pela violência
Reprodução


O pleito com encerramento previsto para às 17h, foi antecipado para às 14h (GMT). Os
trabalhos de apuração foram iniciados logo depois do fechamento dos centros de votação, segundo imagens divulgadas pelas redes de televisão.

Desde a abertura dos centros de votação, a capital iraquiana foi atingida por obuses de morteiro e foguetes katyusha, que deixaram pelo menos 38 mortos e 110 feridos, segundo um alto funcionário do Ministério do Interior em um novo registro.

Um registro anterior indicava 24 mortos e mais de 80 feridos.
Trinta pessoas foram mortas em Bagdá, sendo 25 no desabamento de um edifício atingido por um foguete, no bairro de Ur, no norte da capital, de acordo com a mesma fonte.

Outras oito pessoas morreram em atentados a bomba na capital e nas imediações.
O número de feridos chegou a 110 em todo o país, sendo que 13 pessoas ficaram feridas quando um obus atingiu um centro de votação em Iskandariya, 50 km ao sul de Bagdá.

Edição: Washington Luiz / Fonte:GGN

Comentários