OAB: Proposta prevê fim do exame para exercício da profissão

Divulgação

A Comissão de Educação do Senado vai aprofundar os debates sobre a extinção do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Todos os anos milhares de acadêmicos se formam na esperança de conseguirem ingressar numa das carreiras mais competidas do Brasil, sonham em poder advogar, entretanto para isso será necessário enfrentar o exame da Ordem dos Advogados e somente após aprovação poderão ser considerados advogados e aí estarão aptos para seguir sua vocação. Todavia a realidade é bem diferente, pois cerca de 70% dos candidatos são reprovados no exame, ele foi instituído em 1994, com o objetivo de selecionar, pela aferição de conhecimentos jurídicos básicos, os bacharéis aptos ao exercício da profissão.

Mas há aqueles que consideram injusto o exame, e pensando nessa gama de formandos que poderiam entrar no mercado de trabalho, vão aprofundar debates no Congresso sugerindo a extinção do exame. Um assunto bem polêmico no meio jurídico. A data da audiência ainda será marcada e serão convidados o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, e o coordenador nacional do exame da Ordem, Walter de Agra Júnior.

Por enquanto vamos aguardar, mas uma pergunta já surge nesse contexto. E está relacionada justamente na quantidade de faculdades de Direito existentes no País e no grau de conhecimento apresentado durante esses anos por algumas dessas instituições.

Deixe sua opinião: Afinal quem é que vai nos defender no futuro?

Edição e comentários: Washington Luiz


Comentários