Cariocas poderão comprar gasolina pagando a metado preço

Reprodução-
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as pessoas que recebem até dois salários mínimos gastam a metade, aproximadamente 54%, do seu salário somente para pagar impostos embutidos.

Rio de Janeiro - Os motoristas do Rio de Janeiro poderão comprar amanhã (22), 20 litros de gasolina sem a incidência de qualquer imposto. A promoção é do Instituto Millenium, que promove o Dia da Liberdade de Impostos, com o objetivo de conscientizar a população sobre os impostos embutidos em todos os produtos e serviços que consome ou usa. Em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília, promoção semelhante será realizada na próxima terça-feira (25).

No caso da gasolina, os impostos embutidos no preço de venda na bomba chegam a 53,03% do valor do produto, segundo levantamento do instituto. Na cidade do Rio, o preço do litro da gasolina comum oscila entre R$ 2,49 e R$ 2,69. A venda de 5 mil litros de gasolina subsidiada será realizada no Posto Ale, em frente ao Canecão, na Rua General Goes Monteiro, 195, Botafogo, zona sul da cidade.

As vendas serão limitadas a 20 litros de gasolina por veículo. As senhas para abastecer com desconto serão distribuídas a partir das 10h. A venda começa às 11h e termina às 14h, somente para os consumidores que tiverem a senha. O pagamento somente poderá ser realizado em dinheiro.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), os brasileiros precisaram trabalhar 145 dias do ano de 2009 para pagar os tributos cobrados pelos governos de suas cidades, dos estados e do governo federal. No entanto, a maioria da população não sabe exatamente o quanto paga de impostos.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as pessoas que recebem até dois salários mínimos gastam a metade, aproximadamente 54%, do seu salário somente para pagar impostos embutidos.

O IBPT calculou, ainda, que o número de dias trabalhados para pagar tributos aumentou desde os anos 1970. Na década de 70, o consumidor precisava trabalhar 76 dias por ano para pagar impostos. Nos anos 80, eram 77 dias e, na década de 90, passou para 102 dias por ano.

Agência Brasil

Comentários