Diminuição de carga horária para enfermeiros na pauta da Alerj

Reprodução/Hospital -
Rio de Janeiro - A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputada Inês Pandeló (PT), defendeu, nesta sexta-feira (21/05), durante o encerramento da 71ª Semana Brasileira de Enfermagem, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, a redução da carga horária dos profissionais de enfermagem. Segundo a parlamentar, é necessário que haja uma legislação que limite a carga horária desta categoria.

- Estes profissionais não podem estar estressados e cansados durante seu trabalho, pois quem está na ponta é o ser humano, é uma pessoa quem vai receber o cuidado.

Defendeu a parlamentar, que lembrou ainda a necessidade de uma sala de repouso para os enfermeiros nos hospitais do estado.

A deputada lembrou que a questão que envolve a diminuição da carga horária é uma discussão nacional.

- O Congresso, em Brasília, já está discutindo esta redução, mas, aqui na Alerj, tem um projeto de minha autoria para obrigar os hospitais a terem um espaço, uma sala de repouso para os profissionais de enfermagem. Disse Pandeló, referindo-se ao projeto de lei 1.565/08.

- O trabalho de enfermagem exige total doação de seus profissionais, tendo em vista a necessidade de se colocar constantemente à disposição do paciente. E, como a prática nos hospitais e demais estabelecimentos de saúde do estado é de uma jornada de trabalho de 12 horas, isso acarreta problemas de fadiga física e mental dos profissionais, responsáveis por manter a vigilância constante, inclusive durante toda a madrugada. Explicou a petista.

O assunto central do encontro realizado este ano, que teve início no dia 12 de maio, foi “Enfermagem: o poder do cuidado”. A programação desenvolveu-se através de conferências, oficinas e exposições e, segundo a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-RJ), Iraci do Carmo França, o encontro trouxe para a pauta do dia o cuidado que se deve ter com a melhoria das condições de trabalho dos enfermeiros.

- A enfermagem, que tem na sua essência o cuidado, é a maior força de trabalho da saúde. É inadmissível que ainda estejamos discutindo uma redução da jornada para 30 horas semanais, piso salarial e melhores condições de trabalho”, lamenta Iraci.

A deputada federal e médica Cida Diogo (PT-RJ) afirmou que a enfermagem é a mola-mestra em qualquer área da saúde. “É fundamental a mobilização da categoria para agilizar a votação da diminuição da carga horária na Câmara Federal. Estou na luta para garantir que o projeto, que está há uma década para ser votado, entre na pauta”, disse a parlamentar. Em homenagem ao trabalho desenvolvido nos hospitais e postos de saúde, Pandeló entregou a seis enfermeiras moções de aplauso e congratulação.

Foram elas: Ana Lúcia Jesuíno, Hilda Cecília Moreira da Silva, Josete Luzia Leite, Marta de Fátima Lima Barbosa, Milta Torrez e Vilma de Carvalho.

Também estiveram presentes o deputado federal Chico Alencar (PSol-RJ) e a representante do conselho Regional de Enfermagem, Maria José dos Santos Peixoto.

Texto de Vanessa Schumacker
Por:Pedro Motta Lima
Diretor-geral da Diretoria de Comunicação Social da Alerj
Edição:Washington Luiz

Comentários