Dunga diz :Razão deve prevalecer sempre sobre emoção

Reprodução:
Seleção sem Ganso, Neymar, Victor, Adriano e Ronaldinho Gaúcho. Com firmeza aos que cobravam a ausência de jogadores, Dunga foi duro, mas coerente.

Dunga foi duro, mas coerente.Dunga surpreendeu com Grafite, que entra na vaga de Adriano, preterido, assim como Ronaldinho Gaúcho. E também resistiu aos apelos pelos jovens astros santistas Neymar e Paulo Henrique Ganso. Todos estão fora da lista de 23 atletas, anunciada ontem, no Rio.

O técnico preferiu apostar na continuidade do grupo com quem trabalha há bastante tempo – praticamente desde que assumiu o cargo, no segundo semestre de 2006, após a decepção do Mundial da Alemanha. É o caso de jogadores como Júlio César, Maicon, Daniel Alves, Lúcio, Juan, Gilberto Silva, Elano, Kaká e Robinho, que formam a base da Seleção. Outros ganharam a confiança do treinador mais recentemente, como Luís Fabiano e Felipe Melo.

– Pautamos a escolha do grupo pelo comprometimento, atitude, jogadores que chamam a responsabilidade, pela paixão, pela emoção de jogar na Seleção Brasileira. Chamamos atletas que sabem do desgaste, da responsabilidade, da cobrança e da necessidade de se doar numa Copa do Mundo – justificou.

– Montamos uma equipe vencedora. Esta Seleção venceu a Copa da Confederações, se classificou para a Copa da África do Sul com antecedência e quebrou tabus ao ganhar da Argentina e do Uruguai. Se vamos conquistar o título é outra coisa. Mas vamos buscar a taça.

Apesar de pregar a “coerência”, Dunga incluiu na lista o atacante Grafite, que fez um único com jogo sob seu comando. O jogador do Wolfsburg, da Alemanha, defendeu o Brasil num amistoso contra a Irlanda, em março, quando jogou apenas parte do segundo tempo. Mas, de acordo com o técnico, ele soube aproveitar sua chance, ao contrário de Adriano, que vem enfrentando seguidos problemas fora de campo.

Grafite foi a principal novidade na lista, mas Dunga também desfez outras dúvidas. Na lateral esquerda, por exemplo, preferiu apostar em dois jogadores que atuam no meio-de-campo em seus clubes: Gilberto (Cruzeiro) e Michel Bastos (Lyon). Também lembrou do volante Kléberson, que está no Flamengo e foi pentacampeão mundial em 2002. E optou pelo goleiro Gomes, do Tottenham, em detrimento de Victor, do Grêmio.

Ao contrário dos técnicos das demais seleções, que divulgaram uma pré-lista com até 30 nomes, Dunga preferiu já anunciar os 23 convocados. No entanto, selecionou mais sete jogadores que poderão ser eventuais substitutos caso alguém do grupo sofra alguma contusão no período de preparação. Mesmo porque, a Fifa só exige a inscrição definitiva para a Copa no dia 1º de junho.

Agora é torcer pela coerência do técnico.

Fonte:Diario Catarinense
Edição e comentários:Washington Luiz

Comentários