Gestantes internadas com suspeita de “gripe suína” apresentam quadro estável


Gestantes internadas com suspeitas de “gripe suína” em Campos apresentam quadro estável e não correm risco de morrer. De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica, Dr. Charbell Kury, as gestantes ainda não tinham sido imunizadas com a vacina, e se apresentaram na unidade hospitalar com quadro de intenso cansaço. As pacientes, de 24 e 26 anos, estão internadas no Hospital Plantadores de Cana (HPC), com suspeita de terem adquirido a gripe H1N1, já iniciaram medicação com tamiflu, indicado para o tratamento e para a prevenção de gripe.

As jovens são moradoras do Jardim Carioca e do Parque Nova Campos e deram entrada terça-feira (04) no HPC. A gerente da Rede de Laboratório de Saúde Pública do estado do Rio de Janeiro (Relsp/RJ), Fátima Napoleão, que estava em Campos ontem, levou pessoalmente as amostras de exames das pacientes para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a pedido da Secretaria de Saúde.


Segundo Charbell, a meta é vacinar 5 mil gestantes no município. No entanto, apenas 70% das gestantes procuraram os postos de saúde. O superintendente anunciou que a Secretaria de Saúde está estudando a possibilidade de se restabelecer a parceria com o Corpo de Bombeiros para fazer a entrega do tamiflu aos pacientes de ambulatório e consultórios, mediante entrega de formulário específico. O medicamento já está disponível em todas as unidades hospitalares do município.

- A partir da próxima semana faremos a busca ativa das gestantes do município, para que elas sejam imunizadas. Vamos viabilizar a abertura da sala de vacinação do Hospital Plantadores de Cana para atender as gestantes que ainda não foram vacinadas. Estudamos, ainda, a possibilidade de adiar para mais uma semana a campanha de vacinação apenas para as gestantes - afirmou Charbell, lembrando que a vacina é segura, aprovada pelo Ministério da Saúde, e, portanto, não oferece riscos à saúde da população.

Edição e comentários: Washington Luiz / Fonte: PMCG

Comentários