Maio mês de incentivo a adoções na Alerj



Como se sabe a adoçao é muito procurada por casais que nao podem gerar filhos ou por aqueles que os filhos já cresceram, porém poucas são as adoções referentes a crianças e adolescentes, muitos casais preferem trazer para sí os recem nascidos ou crianças pequenas. E é por isso que esse projeto tem grande importancia, pois mostrará que todos tem direito a uma família independente da idade que tenham.

A recém-criada Frente Parlamentar em Defesa da Adoção da Criança e do Adolescente (Pró-adoção), presidida pelo deputado Alcebíades Sabino (PSC), anunciou uma série de eventos para o mês de maio. O primeiro passo será dado na próxima terça-feira (11/05), às 15h30, durante a abertura exposição "Mães do Coração", com fotos de mulheres e seus filhos adotivos, no saguão de entrada do Palácio Tiradentes. No domingo seguinte, dia 16/05, às 9h, haverá uma caminhada na Praia de Copacabana e, no dia 25/05, uma terça-feira, às 10h, uma sessão solene, no plenário do Palácio Tiradentes, marcará o Dia Nacional de Incentivo à Adoção.

No evento, que será comandado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Jorge Picciani (PMDB), será lançada uma cartilha com todas as explicações necessárias para quem deseja adotar uma criança. "Ao editar este material, a Alerj pretende dar sua contribuição para que mais pessoas optem pela adoção. A informação pode ser uma grande aliada para as centenas de crianças e jovens que, atualmente, se encontram em abrigos, ansiosos por encontrarem uma família e um futuro num lar onde recebam afeto, amor e carinho", explica Picciani.

A exposição fotográfica, com 12 painéis do fotógrafo Paulinho Muniz, é uma parceria entre a Alerj e o Grupo de Apoio à Adoção Quintal da Casa de Ana. A mostra ficará aberta à visitação, todos os dias da semana, até o fim do mês de maio, sempre das 10h às 17h. "Esta união com a Alerj é de vital importância para dar visibilidade à nossa causa e mostrar à sociedade a importância de que cada criança tenha direito à convivência familiar", afirma a fundadora do Quintal da Casa de Ana e presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, Bárbara Toledo. Segundo ela, no Brasil são mais de 80 mil crianças que vivem em abrigos, sem a oportunidade do convívio com uma família, seja ela biológica ou adotiva.

A caminhada, cuja concentração será no Posto 6, é outra ação para dar visibilidade à causa. "Vamos estimular e divulgar a adoção, para evitarmos o abandono e a marginalização. Precisamos fortalecer e incentivar uma nova cultura, que inverta o paradigma tradicional de buscar crianças para as famílias e privilegie a busca de famílias para crianças de todas as idades, etnias, condições de saúde e grupos de irmãos", explica o presidente da frente parlamentar, deputado Sabino.


Edição Washington Luiz / Fonte: Fernanda Galvão (Subdiretora-geral da Diretoria de Comunicação Social da Alerj) por email.

Comentários