Qualificação profissional no setor naval ganha destaque em Seminário

Agência Petrobras:
O Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp) foi uma das entidades participantes do Seminário “Balanço do Setor Naval e Offshore no Estado do Rio de Janeiro”, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços na sede da Firjan, nesta segunda-feira (10).

Durante o painel “Desafios da Indústria Naval”, o coordenador executivo do Prominp, José Renato de Almeida, destacou o plano de qualificação realizado pelo programa para preparar mão-deobra para a indústria naval, além de abordar as demandas de bens e serviços que já estão sendo geradas com os novos investimentos no setor de petróleo e gás no Estado do Rio.

“Considerando o plano de investimentos da Petrobras no país, divulgado no ano passado, a demanda de qualificação profissional que mapeamos para o estado do Rio era de 25,5 mil pessoas. Com a revisão do plano, que incluiu os primeiros investimentos da área do pré-sal, a demanda de qualificação já subiu pra 43,7 mil até o ano de 2013 e boa parte dela está ligada à indústria naval”, disse o coordenador.



O coordenador também apresentou aos participantes do evento o trabalho do Prominp para mapear e quantificar o volume de materiais e equipamentos, incluindo itens e componentes, que serão demandados para os projetos de petróleo e gás nos próximos cinco anos. As informações estão disponíveis aos empresários do setor no Portal de Oportunidades da Cadeia de Suprimentos de Petróleo e Gás, no site do Prominp (www.prominp.com.br). O acesso é gratuito mediante um cadastro. “Quando falamos da contratação de plataformas, navios e sondas, os estaleiros enxergam logo suas oportunidades de negócio, mas os fornecedores dos estaleiros e seus subfornecedores nem sempre conseguem ver isso com tanta facilidade. A ideia do portal é passar estas informações detalhadas da maneira mais simples possível para todos os níveis da cadeia”, explicou.

Além da participação do Prominp, o seminário contou com presenças de instituições como a Federação da Indústria do Rio de Janeiro, a Organização Nacional da Indústria de Petróleo, além de representantes da Marinha, Petrobras e da Transpetro. O governador do Estado, Sérgio Cabral também participou da cerimônia de abertura do evento, quando anunciou novas oportunidades no setor naval para o Rio, com a reativação do estaleiro Inhaúma, antigo Ishibras, após negociações entre o governo do Estado, a prefeitura e a Petrobras.

Comentários