Serra, Dilma e Marina - Prometem aumentar royalties sobre a mineração

Reprodução:
Os três principais pré-candidatos à Presidência da República defenderam nesta quinta-feira o pagamento de royalties pela extração de minérios.

José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) participaram pela primeira vez de um debate após o início da pré-campanha. O evento aconteceu em Belo Horizonte, durante o 27º Congresso Mineiro dos Municípios.

Os presidenciáveis debateram no painel “Autonomia Municipal: Realidade ou Utopia?”, que discutiu a concentração de recursos na União em detrimento dos municípios.

O primeiro a defender o pagamento de royalties da mineração foi Serra, enquanto falava dos valores pagos pelo petróleo.

“Tem que se estender a outros recursos naturais, na minha opinião ligado a investimento. Isso é essencial. Beneficia os municípios e todo mundo porque o governo do Estado vai fazer mais parcerias”, disse.

Dilma, que falou em seguida, defendeu a ideia do tucano. “Concordo com royalties da mineração. É uma questão de dívida com a nação”, afirmou.

Marina, que chamou o pré-candidato do PSDB de Zé, defendeu a discussão do assunto. “É preciso discutir porque o que se paga hoje é baixíssimo e ainda tem isenção do ICMS. Isso não é justo porque o Estado de Minas acaba não se beneficiando dessa riqueza.”

Atualmente, as alíquotas do setor variam de 0,2% a 3%, sobre o total das receitas de vendas de minérios. O governo criou um grupo recentemente para definir um novo percentual, que poderia chegar a 6%, segundo cálculo inicial do Ministério de Minas e Energia.

A cada declaração dos candidatos, os prefeitos presentes batiam palma. Minas Gerais é o maior produtor de minérios e detém 43% dos royalties da mineração.

Agência BOM DIA

Comentários