CMCG - Uma sessão invertida e sem prorrogação ontem


Manifestação com cartazes, faixas, fogos e gritos na frente da Câmara. Do fim para o começo, assim começou a sessão na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes ontem (01/06). Com a Casa superlotada, pois centenas de pessoas acompanharam a sessão buscando informações sobre a real situação política de Campos, após a cassação da prefeita Rosinha Garotinho pelo TRE-RJ, na semana passada.


Imagens de cinegrafista amador cedidas pelo sr. Marcos Zumbi


A pauta foi invertida, iniciou-se pela Tribuna Livre, onde o Sr. Durval de Almeida, Presidente da Associação dos Servidores do Hospital Ferreira Machado usou o plenário para fazer suas reivindicações. De acordo com Durval a mudança do regime é a maior reivindicação dos servidores, que buscam sair do atual regime celetista para o estatutário.

Logo após, foi feita a leitura dos Objetos de Deliberação para pauta de hoje, destacando-se o Projeto de Lei 0050/2010 do Gabinete da Prefeita Rosinha Garotinho, que prevê a transformação dos Auxiliares da Guarda Municipal em Guardas, equiparando os salários já que eles executam as mesmas tarefas.

A oposição fez algumas considerações ao pedido de moção de aplausos para a prefeita Rosinha feito pelo líder do governo, vereador Magal. Onde começou os debates mais acirrados. O vereador Dante, disse: - Quem merece moção de aplausos são os Auxiliares que buscaram seu direito. A vereadora Odisséia complementou a fala de Dante e afirmou. “Nós, todos os vereadores fomos procurados pelo representante dos Auxiliares da Guarda, e só a prefeita merece moção de aplauso. O vereador Altamir Barbara, destacou que o projeto tende a corrigir uma injustiça, já que os Auxiliares desempenham as mesmas funções e recebem menos que os Guardas. Aproveitou o momento para solicitar à prefeita que viabilize o projeto que permita os servidores celetistas passarem para estatutário.

Os discursos seguiam nesse ritmo até que o vereador Jorginho Pé no Chão da oposição requereu uma palavra, e falou da saúde em Campos. Segundo o vereador o tratamento da prefeita Rosinha em São Paulo mostra a falência da saúde em Campos. “Bater palmas para a prefeita cassada... A prefeita que teve que se retirar da cidade para fazer sua operação em São Paulo, isso é a maior prova do estado e carência da saúde em Campos.” Concluiu Pé no Chão.

Seu discurso polêmico provocou reações na Câmara. Como a Casa estava lotada, alguns vaiaram, outros aplaudiram a atitude popular foi imediatamente repreendida pelo presidente da Câmara, Dr. Nelson Nahim avisou novamente não ser permitido nenhum tipo de manifestação. “Os vereadores tem o direito de expor suas opiniões, aqui eles representam o povo, mas o regimento só permite que a sociedade se manifeste na Tribuna Livre de forma organizada. Se continuar terei que interromper a sessão e ficar aqui só com a imprensa. O que não seria legal, mas é meu dever manter a ordem nessa Casa.” Disse Nahim.

Após a advertência do vereador Nelson Nahim, o vereador Magal usou a palavra. Magal disse: “A discussão política jogada na bola é legal, mas quando parte para o lado pessoal infelizmente é ruim. Pois quando o ex-prefeito Arnaldo Viana precisou operar no Rio de Janeiro, demos todo apoio ao Dr. Arnaldo. Não é justo crucificar a prefeita, é no mínimo uma falta de amor ao próximo.” Ressaltou Magal.

O vereador de oposição Dr. Abdu Neme, experiente e médico discordou das palavras usadas na tribuna. “Do ponto de vista da saúde Campos precisa melhorar, e muito. Agora no que diz respeito ao tratamento de qualquer pessoa, gostaria de pontuar que existe uma relação entre médico e paciente, casos distintos, que vão além de cargo ou condição que a pessoa ocupe, e ninguém pode ser privado de um tratamento onde quer que seja.” Concluiu Dr. Abdu.

O vereador Marcos Barcellar disse que hoje (02/06) irá falar detalhes dos bastidores da política referindo-se a cassação da prefeita, pois a maioria dos vereadores optou pela não prorrogação da sessão, que foi encerrada às 11h.


Por: Washington Luiz

Comentários