Regra da mão direita, você conhece amigo motorista?


Infelizmente acidentes em cruzamentos são constantes. Basta uma distração e pronto... Buum! ... Quando o prejuízo é só financeiro, levanta-se a cabeça e agradece a Deus, pois a vida continua. Como o objetivo do Blog é alertar aos motoristas sobre os perigos iminentes, principalmente nos cruzamentos, não iremos detalhar dados dos envolvidos nesse acidente, ocorrido em Campos, no cruzamento da Av. Alberto Torres com Av. Arthur Nogueira, nas proximidades da Praça de Nova Brasília.

De acordo com Sr. Plinio Lúcio, engenheiro e consultor técnico em riscos securitários do site SOS. Estradas expõem em seu parecer técnico na análise de acidentes em cruzamentos não sinalizados. - “Nas vias que apresentem o mesmo tipo de pavimentação e características geométricas, ou seja, de igual categoria, a preferência de cruzamento será do veículo que vier pela direita do condutor, tal preceito encontra-se exarado no CTB, Art. 29, Item III, alínea C e ainda pela CTV (Convenção do Trânsito Viário) de Viena e que popularmente é conhecido como a regra da mão direita.”


Para um melhor entendimento desta regra, veja o esquema abaixo:



Analisando o esquema de um cruzamento não sinalizado e aplicando a regra da mão direita, percebe-se claramente que B tem a preferência sobre A, por sua vez A tem a preferência sobre D, este sobre C, que por sua vez tem preferência sobre B.

A citada regra aplica-se aos cruzamentos em cruz, entroncamentos ortogonais e em bifurcações, porém, existem casos em que esta regra não se aplica, como por exemplo, no caso das vias notoriamente preferenciais.

Obs.: "A preferência de passagem ou prioridade de trânsito é apenas uma decorrência da necessidade do bom andamento do uso das vias públicas em benefício da segurança, do aumento da capacidade e da fluidez. Não é um privilégio em favor de alguém nem mesmo um direito, como a alguém possa parecer". Por: Arnaldo Jardim Miziara, Perito Criminalístico.

Finalmente espero com essa simples reportagem colaborar, para que possamos ter garantido um dos mais belos direitos dos brasileiros, o de “ir e vir” sem interrupção e transtornos. Afinal, o que está em jogo são nossas vidas.

Por: Washington Luiz
Com informações do site SOS. Estradas

Comentários

  1. OS PERITOS DO AMAZONAS NAO AGEM ASSIM PODE VIM EM AUTA VELOCIDADE E ATINGIR UMA KOMBI DE CONDUÇAO ESCOLAR A 18KM POR HORA

    ResponderExcluir
  2. entre A esta virando a esqierda e C tambem logo C colide em A quem tem a preferencia? Obs. cruzamento com sinaleirode 2 tempos apenas e de ruas iguais/como fica a responsabilidade civil?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.