Jornal do Brasil anuncia o fim da versão impressa

Por Washington Luiz -

Hoje podemos ler, imprimir, enviar por e-mail, mensagem SMS, entre outros...Qualquer notícia e em tempo real através da internet. Essa facilidade de comunicação, visual, auditiva ou escrita ganha agilidade e gratuidade para o mundo globalizado e informatizado.

O advento de um novo ambiente comunicacional, multimidiático, está alterando um modelo que por muito tempo orientou a comunicação de massa. As atuais tecnologias de comunicação - a mídia impressa, o rádio e a televisão - distribuem informação baseadas no modelo de "um para muitos". O desenvolvimento da tecnologia de transmissão digital de dados via redes de computadores opera uma modificação no modelo de comunicação vigente: a audiência, além de ter acesso a um maior número de informações de maneira rápida e diversificada, passa a poder produzir e disponibilizar suas próprias informações nas redes de comunicação.(*citação)


JB anuncia fim da versão impressa

“A decadência do Jornal do Brasil me faz sofrer profundamente”, essa foi a declaração do jornalista Carlos Lemos — que durante muitos anos foi um dos principais editores do JB — sobre a notícia de que o diário teve o fim decretado da sua edição impressa.

Lançado em 26 de abril de 1891, o Jornal do Brasil, que em 119 anos de circulação veio a se transformar em uma das mais importantes publicações do País, acaba de anunciar que não vai mais circular na sua versão em papel, sendo editado apenas no formato online. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 13 de julho, pelo empresário Nelson Tanure, dono do empreendimento editorial.

O dia da circulação do último número impresso do Jornal do Brasil deverá ser anunciado no máximo até a próxima quinta-feira. De acordo com informações de fontes do mercado editorial, a decisão de Nelson Tanure de encerrar a carreira impressa do JB está ligada a dívidas acumuladas pelo diário, estimadas em R$ 100 milhões, além da queda na circulação. Como não houve compradores interessados em adquirir o centenário veículo, Tanure optou pela edição digital, visando a minimizar custos.

A notícia contrariou o Presidente do JB, Pedro Grossi, que foi demitido do cargo por Tanure por discordar da medida. Em entrevista ao Globo, Nelson Tanure explicou por que tomou essa decisão e os motivos da demissão de Grossi:

— A decisão de acabar com o papel está sendo tomada esta semana. Teremos uma decisão na quarta-feira ou na quinta-feira. Provavelmente, seremos o primeiro jornal a estar apenas na internet. É algo que está acontecendo no mundo todo. Eu demiti o Pedro Grossi porque ele era a favor de continuar no papel, declarou Tanure na entrevista ao Globo.

Pedro Grossi ocupava o cargo de Presidente da Companhia Docas, holding que administra o JB. Ele tomou conhecimento da sua demissão na última segunda-feira, 12 de julho, e enviou um e-mail aos editores e diretores do jornal, explicando que deixava a função porque discordava da decisão de o Jornal do Brasil só poder ser lido pela internet.

Veja a seguir o comunicado de Pedro Grossi:

“Prezados, em almoço realizado hoje [segunda-feira (12)], na presença do Dr. Ronaldo Carvalho e da Dra. Angela Moreira, o Dr. Nelson Tanure informou que publicará na edição de amanhã do Jornal do Brasil uma notificação assinada pela direção da empresa e dirigida aos leitores na qual explica a transposição do jornal escrito para o tecnológico (internet). Considerando que isto contraria a razão pela qual fui contratado, solicito, sem perda de meus direitos, que o expediente do jornal e de todas as revistas não conste mais meu nome”

A informação de que o Jornal do Brasil vai acabar com a sua versão impressa gerou um clima de preocupação entre os profissionais que trabalham na Redação do jornal. Os funcionários não querem se identificar, mas criticaram a forma como a direção do jornal vinha conduzindo o assunto. Reclamam que ficaram sabendo do suposto encerramento da publicação por meio de informações divulgadas em outros veículos.


Texto - José Reinaldo Marques*


Trabalham atualmente no Jornal do Brasil 180 funcionários, sendo que 60 profissionais formam a equipe da Redação do veículo, que tem uma tiragem de 17 mil exemplares durante a semana, e de 22 mil aos domingos, conforma dados do IVC.


Por: Washington Luiz
* Citação:Curso de Jornalismo On line - Módulo 1
* Com informações da Associação Brasileira de Imprensa

Comentários