Mulheres: Gel com medicação de tenofovir reduz taxa de infecção pelo HIV, diz pesquisa


A ciência e os desafios na luta contra a Aids. Uma pesquisa realizada na África do Sul mostrou que um gel, que contém um medicamento chamado tenofovir, reduziu as taxas de infecção de AIDS em 50% nas 889 mulheres do estudo após um ano de uso, e 39% após dois anos e meio.

O gel pode ser uma defesa especial para as mulheres cujos parceiros se recusam a usar preservativos. Novas formas de reduzir a propagação do HIV são extremamente necessárias, especialmente na África sub-saariana, onde quase 60% das pessoas infectadas com o vírus são mulheres.

Elas muitas vezes são obrigadas a fazer parte de um sem segurança, e são biologicamente mais vulneráveis à infecção pelo HIV do que homens.

O gel foi considerado seguro quando utilizado uma vez 12 horas antes da relação sexual e uma vez nas 12 horas após a relação sexual, por mulheres com idade entre 18 e 40 anos.

Após 30 meses, das 889 mulheres, 98 foram infectadas com o HIV – 38 no grupo que recebeu tenofovir em gel e 60 no grupo que recebeu placebo. As mulheres que usaram o gel corretamente eram muito menos prováveis de serem infectadas.

Os investigadores dizem que as mulheres que usaram o gel também mostraram uma redução significativa no herpes genital, uma infecção sexualmente transmissível que por si só aumenta o risco de infecção pelo HIV.

Os pesquisadores ainda não sabem quanto custará cada dose, mas estimam que os aplicadores e o custo do gel serão “apenas centavos”.[BBC]