Campos terá Delegacia Especializada de Atendimento as Mulheres

Por: Ascom/ CMCG -

Campos dos Goytacazes - A Câmara Municipal de Campos realizou Audiência Pública nesta segunda feira, dia 09, às 13:30 hs com a presença da Ministra da Secretaria Especial para Política de Mulheres, Nilcéa Freire. A finalidade foi tratar da política que garantam os direitos das mulheres e a violência. Participaram da composição da mesa o prefeito Nelson Nahim; o presidente da Câmara Municipal Rogério Matoso; a deputada estadual, Inês Pandeló; a superintendente dos Direitos das Mulheres no Estado, Cecília Teixeira e os vereadores Jorge Rangel, Abdu Neme e Altamir Bárbara.

Várias entidades ligadas ao assunto participaram do evento que lotou o plenário da Câmara Municipal de Campos. A iniciativa da Audiência Pública partiu da Deputada Estadual da Comissão de Defesa das Mulheres da Alerj, Inês Pandeló, através do gabinete da vereadora Odisséia Carvalho.

A audiência abordou políticas que garantam os direitos das mulheres e de combate a violência. Infelizmente, segundo a vereadora Odisséia Carvalho, a violência contra a mulher, tanto doméstica como a fora do lar, é uma realidade que assombra milhões de mulheres em todo o mundo. A Ministra Nicéa Freire falou que só através do número 180, neste primeiro semestre 43 mil pessoas ligaram para fazer suas denuncias.

Todas foram unânimes da necessidade de construção de uma Delegacia Especializada de Atendimento á Mulher (DEAM) em Campos, já que um dos grandes nós para que as leis de amparo à mulher que sofre violência é o atendimento inicial nas delegacias comuns. “No maior município do interior do estado é preciso trabalhar para que as políticas públicas sejam implementadas em sua totalidade, sejam na área de cultura, saúde ou educação. Pensando nisso, na importância de Campos e no tamanho de sua população e suas necessidades que a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj, decidiu realizar aqui uma Audiência Pública”, disse Odisséia.

O prefeito Nelson Nahim se colocou a disposição para qualquer necessidade seja na área municipal, estadual ou federal. Já Inez Pandelò disse que a construção da Delegacia vai beneficiar as Mulheres mas quem vai ganhar é toda sociedade. Vai haver um grande n úmero de registro, pois tem muita coisa escondida e Campos vai dar esse salto. O presidente Rogério Matoso disse que quer ser o vetor desse entendimento, mostrando a representatividade da Câmara. Deu flores a todas as convidadas e agradeceu pelas presenças.

Finalizando a ministra Nilcéa Freire falou dos avanços conseguidos nos últimos anos. “Tínhamos apenas sete coordenadorias e hoje já temos 25. Falta muita coisa para conseguir ainda, mas é impossível visitar 5.6 mil municípios brasileiros. Precisamos que o governo estabeleça políticas públicas para combater a desigualdade e temos que enfrentar três grandes desafios: que a mulher avance em todos os aspectos; fazer uma sociedade brasileira sem desigualdade e termos mais mulheres no poder”.


Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Campos

Comentários