Censo 2010 - Abordagem do recenseador em Campos dos Goytacazes


Campos dos Goytacazes – Começou 1º de agosto e terminará 31 de outubro, o Censo 2010.

Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão percorrendo os 5.565 municípios do país e batendo na porta de milhares de brasileiros, não importa onde morem.

Apartamento, palafita, moradia, barraco. Tudo vai ser considerado domicílio e todos terão direito de mostrar como vivem. Não é só o Brasil que quer conhecer a população. Em 2010, mais 67 países vão realizar o censo demográfico, entre eles Estados Unidos, Rússia, Indonésia, Costa do Marfim. Muito além de uma contagem populacional, como a que ocorreu em 1872 no Brasil, o censo 2010 vai mostrar a cara do brasileiro, dizer com quem moram, quantos filhos tem, quanto ganha, quanto tempo leva de casa para o trabalho.

Em Campos acompanhamos o trabalho do recenseador, Josimar Nascimento de Oliveira. Que na ocasião estava preenchendo um formulário básico, na Rua Professor Bernardino Rocha, no Parque São Jorge, Guarus falou sobre a abordagem do recenseador. Segundo Josimar, além da identificação visível, caso o morador peça o recenseador tem obrigação de mostrar a identidade.

- Estamos trabalhando com PDA, é a grande diferença, pois adianta muito o processo, facilitando a coleta de dados. Até o momento tenho sido bem recebido pelos moradores. Disse Josimar.

Com relação as dificuldades

Existe o problema da segurança. As pessoas vivem preocupadas com esta questão. Mas como já mostramos aqui o recenseador está muito bem identificado. Ele tem um colete com identificação do IBGE, um boné, identificação pessoal, um computador de mão.

Por: Washington Luiz
Com informações do DN.

Comentários