Eleições 2010 - Marcelo Crivella na sala de entrevistas do Momento Verdadeiro


Momento Verdadeiro - Como o candidato (a) vê a importância da Internet para a política, principalmente nesse pleito de 2010?

A internet é fundamental, principalmente pela interação com as redes sociais. Para nós, que temos pouco tempo de TV, esse espaço democrático é fundamental. No meu site (www.crivella100.com.br), os eleitores têm acesso às informações sobre meu mandato no Senado, com detalhes dos 160 projetos apresentados, muitos deles já aprovados, e as parcerias com os prefeitos do interior e da Baixada Fluminense, que tantos recursos têm trazido para os municípios fluminenses. Além disso, podem acompanhar minhas atividades de campanha.

Momento Verdadeiro - Saúde, educação, trabalho e segurança pública são temas importantíssimos, desses assuntos escolha um que considere mais carente atualmente no Rio de Janeiro?

Dada a carência que temos no Estado do Rio, é difícil citar apenas uma opção, mas, sem dúvida, a segurança pública continua sendo o ponto nevrálgico do direito constitucional de ir e vir dos cidadãos, já que a insegurança ainda reina na Região Metropolitana, apesar dos esforços do governo do estado, com a implantação das UPPs. Meu projeto que dá poder de polícia ao Exército nas fronteiras, já sancionado pelo presidente Lula, quando implantado na plenitude, vai permitir que evitemos que drogas e armas cheguem com facilidade às divisas de nosso estado. Já estou pensando em propor a CPI das Fronteiras no próximo mandato, para avaliar como está sendo feita a fiscalização nas nossas fronteiras.


Momento Verdadeiro - O Estado hoje vive sob a situação iminente de perder recursos com a partilha dos royalties, caso isso ocorra, e sendo eleito como o candidato vai tratar o assunto?

O Rio não vai perder nada. A Emenda Ibsen, que tinha sido aprovada na Câmara, caiu no Senado. A Emenda Simon, apresentada no Senado, não tira recursos do Rio, já que diz que a União deve compensar os estados produtores. O problema é que ela é ruim porque troca um direito constitucional, adquirido, por uma compensação e, nesse caso, passaremos a depender da boa vontade dos governos para a liberação desses recursos. De qualquer forma, o presidente Lula prometeu vetar a Emenda Simon, que ainda vai ser discutida na Câmara após as eleições.

Momento Verdadeiro - Destaque e justifique uma conquista do Estado nos últimos anos?

A grande conquista do estado nos últimos anos foi a parceria do governador Cabral com o presidente Lula, que tantos investimentos tem proporcionado ao Rio de Janeiro. E, modestamente, tenho grande participação nisso, já que fiz essa aproximação, após as eleições de 2006, quando apoiei o Cabral, a pedido do Lula, e o levei a Brasília. A partir daí, o governo do estado e os nossos municípios passaram a receber recursos como nunca na nossa história. Obras como o Arco Metropolitano, a refinaria de Itaboraí, a expansão do metrô , o Hospital de Paraíba do Sul e o PAC das Comunidades são algumas das obras que nos beneficiaram desde o início dessa parceria.

Momento Verdadeiro - Um assunto pouco explorado, mas de extrema importância no cenário mundial são as ações que visam evitar as catástrofes causadas pelo descuido com meio ambiente, o que é discutido em escala global. Como o candidato analisa a promoção de políticas públicas de sustentabilidade, e qual seria sua proposta para área?

Cada vez mais temos que nos preocupar com a preservação do meio ambiente, com a redução do efeito estufa e de resíduos no espaço público. Apoio integralmente a instalação de usinas de reciclagem, e tenho diversos projetos de lei voltados para a área ambiental, como o que incentiva o potencial do lixo urbano para geração de energia elétrica. A idéia é que sejam estabelecidas, pelas prefeituras de cidades com mais de 200 mil habitantes, metas para a substituição progressiva de lixões por aterros sanitários, pré-requisito para projetos de geração de energia elétrica a partir dos gases de decomposição do lixo urbano. Peço ainda que, na contratação de serviço de eletrificação, seja dada preferência a prestadoras que utilizem, ainda que parcialmente, a energia proveniente de lixões.

Outro projeto de minha autoria prevê o uso de energia solar em edificações públicas e privadas para aquecimento da água. Essa idéia foi aproveitada pelo presidente Lula, que resolveu incluí-la no PAC -2. Também sugeri a instalação de sistemas de coleta, armazenamento e utilização de águas pluviais e de reutilização de águas servidas em edificações públicas e privadas. Para fiscalizar melhor as ações na área do meio ambiente, propus projeto que autoriza o governo federal a criar a Agência Nacional de Energias Renováveis (Aner).

Momento Verdadeiro – O espaço é do candidato para de forma breve fazer suas considerações finais, de forma resumida?

Peço a confiança do povo do Rio de Janeiro. Tenho a consciência tranqüila de que fiz um bom mandato no Senado. Apresentei 160 projetos, todos de grande relevância, tanto que fui apontado pela ONG Transparência Brasil um dos três senadores com projetos mais relevantes para o país. Além disso, destinei R$ 140 milhões em emendas parlamentares aos nossos municípios, e ajudei prefeitos do interior e da Baixada Fluminense com articulação política que trouxe muitos recursos para nossa população mais carente.


Nossos agradecimentos ao candidato ao Senado Federal, Marcelo Crivella.


Obs.: O Momento Verdadeiro uni-se aos demais canais de comunicação, imparciais e democráticos abrindo espaço a todos os candidatos que queiram participar da sala de entrevista do Blog. Mais informações e-mail: momentoverdadeiro@gmail.com / Tel:(22)8805-7707 / (22) 9943-4874.

Comentários