ALERJ- Baixada aumenta representatividade e bancada feminina cresce

Reprodução: A bancada feminina para os próximos quatro anos aumentou de oito para 13 deputadas. Antes, a representatividade feminina era de 11,4%, passando para 18,6%. A renovação foi de 41,4%, tendo sido eleitos 29 novos parlamentares.

Rio de Janeiro - O blogueiro recebeu a pouco e-mail do Sr. Pedro Motta Lima, Diretor-geral da Diretoria de Comunicação Social da Alerj, com nota oficial  do resultado das eleições deste domingo (03/10), a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj)  começa a apresentar um novo desenho político em suas bancadas para o ano que vem, já que os eleitos tomarão posse em fevereiro de 2011. Além das regiões do estado, que tiveram suas representações políticas modificadas, a composição das legendas também passou por alterações, que irão se traduzir na dinâmica da Casa nos próximos quatro anos. As urnas mostraram, ainda, que as mulheres conquistaram mais espaço no Parlamento fluminense. A bancada feminina para os próximos quatro anos aumentou de oito para 13 deputadas. Antes, a representatividade feminina era de 11,4%, passando para 18,6%. A renovação foi de 41,4%, tendo sido eleitos 29 novos parlamentares.

Regiões como a Baixada Fluminense, que pulou de dez parlamentares para 14, aumentaram a sua representatividade no Parlamento. É o caso também da região que engloba os municípios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo, que de nove deputados passou para dez. A Região Serrana manteve seu patamar,
com três cadeiras. As regiões dos Lagos, Norte e Sul fluminenses sofreram baixas: a primeira passou de cinco para quatro deputados, o Norte do estado caiu de cinco para três. O Sul foi a região que mais perdeu representantes, passando de sete deputados para quatro.

Alterações também foram registradas na composição das bancadas partidárias. A mudança mais significativa veio do PDT, que hoje tem seis parlamentares e passará a ter 11. O PMDB, partido do governador reeleito Sergio Cabral Filho, também terá seu número de deputados modificados, mas para menos: de 19 cadeiras ocupadas hoje, a legenda contará com 12 nos próximos quatro anos. O PHS, que conta com um deputado na Casa, ficará sem representante no próximo mandato. Mas o Parlamento ganhará a representação de três partidos que, hoje, não figuram entre seus componentes: PRTB, PV e PRP. Cabe ressaltar que entre os 29 novos deputados para o próximo mandato, 12 são vereadores em exercício de mandato, sendo quatro da capital, dois de São Gonçalo, dois de Nova Iguaçu, um de Petrópolis, um de Belford Roxo, um de Niterói, e um de Duque de Caxias.

Conheça as mudanças partidárias:

PSDB: hoje tem cinco deputados e cairá para quatro.

PT: aumentará sua bancada de cinco para seis.

PR: a representatividade aumentará de seis parlamentares para nove.

PPS: hoje tem dois deputados e aumentará para três.

PSC: tem quatro deputados e terá três na próxima legislatura.

PRB: Aumentará sua bancada de um para dois deputados.

PP: tem três deputados e passará a ter dois.

PTN: também cai a representatividade, de dois para apenas um.

DEM: de três deputados para um.

PT do B e PTB: De dois representantes, a bancada de ambos os partidos, terá apenas um.

PSol: Aumentará a bancada de um para dois representantes.

PC do B, PSDC, PMN e PSB: Estes partidos mantêm seu número de representantes no Parlamento. Os dois primeiro continuam com um deputado cada, o terceiro fica com dois e o último permanece com quatro.


Deputados novos eleitos em 2010 por ordem de votação:

Samuel Malafaia (PR)

Clarissa Garotinho (PR)

Alexandre Correa (PRB)

Rafael Picciani (PMDB)

Lucinha (PSDB)

Andréia do Charlinho (PDT)

Rafael do Gordo (PSB)

Miguel Jeovani (PR)

Gustavo Tutuca (PSB)

Bernardo Rossi (PMDB)

Márcio Pacheco (PSC)

Ricardo Abrão (PDT)

Waguinho Sempre Juntos (PRTB)

Aspasia (PV)

Claise Maria Zito (PSDB)

Felipe Peixoto (PDT)

Samuquinha (PR)

Roberto Henriques (PR)

Salomão (PT)

Zaqueu (PT)

José Luiz Nanci (PPS)

Bebeto Tetra (PDT)

Luiz Martins (PDT)

Myrian Rios (PDT)

Enfermeira Rejane (PCdoB)

Thiago Pampolha (PRP)

Xandrinho (PV)

Rosângela Gomes (PRB)

Janira Rocha (PSOL)


ALERJ

Comentários

  1. Claise Maria Zito deputada é uma piada! A mulher nem tem profissao, com 38 anos na cara, ficou até agora esperando um marido que a projetasse e agora quer nos representar... o povo tem mesmo os representates que merece!

    ResponderExcluir
  2. Concordo, nao votei nela porque o prefeito falou em praça publica que seu candidato era o Laury e na hora da eleição essa tal de Claise que nunca ninguem ouviu falar que nunca fez nada pelo municipio, resolveu aprveitar o caminhão de votos que ele tem. Puro oportunismo, pegou mal!

    ResponderExcluir
  3. Conheço Claise de outros carnavais... moramos no mesmo bairro em Caxias até ela resolver trair meu amigo Amândio com o Zito. Ficou mais de 10 anos com o cara e conseguiu depois de poucas e boas casar com ele. Taí o que ela queria, ganhar dinheiro sem estudar, sem se esforçar, sem trabalhar! A Claise só envergonhou a todos nós que a conhecemos desde jovem!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. E agora que o Zito largou ela, é que ficou deseperada, como que ela vai se reeleger? Ela sustenta usar a aliança de qualquer maneira, ele está sem. Aguardem cenas dos próximos capitulos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.