Dengue não podemos descuidar


A dengue deixou de ser uma doença sazonal, apenas dos meses de verão. O mosquito Aedes aegypti, que transmite a moléstia, está se procriando em períodos de temperaturas amenas, como foi o inverno, e agora, a primavera.

Conclusão 

 O mosquito da dengue se adaptou a temperaturas mais amenas. Tendo água, ele pode se procriar o ano todo. E apesar do inverno ser uma estação de pouca chuva, Tarcinalli ressalta que mesmo nesta época há muitos criadouros espalhados pela cidade. Os pratos de plantas, ao lado das caixas de água destampadas, são locais ideais para o Aedes colocar seus ovos.

Saúde

Os principais sintomas da dengue são febre, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal, entre outros sintomas.

Um alerta a todos aqueles que apresentarem febre acompanhada de pelo menos mais dois outros sintomas relacionados, que procurem a unidade básica mais próxima de sua residência para receber o atendimento adequado.

Superintendente de Saúde Coletiva de Campos alerta sobre epidemia



Transmissão

A dengue é transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti infectado, mas também pelo Aedes albopictus. Esses mosquitos picam durante o dia, ao contrário do mosquito comum (Culex), que pica durante a noite.

O Aedes é principalmente encontrado em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil, pois as condições do meio ambiente favorecem o seu desenvolvimento e proliferação.

Doença infecciosa de curta duração

A dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável, causada por um vírus de quatro sorotipos diferentes: 1, 2, 3 e 4. No Brasil, os mais comuns são os tipos 1, 2 e 3. O vírus 4, o mais agressivo, já causou mortes na região Norte do País neste ano.

O maior perigo é a ocorrência de dengue hemorrágica. E o risco desse tipo da doença, que causa hemorragia no organismo, é maior na reincidência da doença de sorotipo diferente da anterior. Ou seja, a partir da segunda vez que se tem dengue.

O vírus circulante é do tipo 1, que causa a forma clássica da doença, presente na cidade há bastante tempo. Mesmo não havendo risco de morte, a dengue clássica, além de debilitar bastante o paciente por um período de cerca de sete dias, em que geralmente tem de ficar na cama, pode deixar marcas.


Edição e comentários: Washington Luiz
Com informações do Jornal da cidade



Comentários

  1. venho informar ao amigo que no dia 05/10 /2010 os bombeiros que estavam atuando em campos dos goytacazes no combate a dengue foram desligados.Proximo ao verão as autoridades estão querendo enfraquecer a frente de batalha contra a dengue em nossa cidade , toda ajuda é bem vinda!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.