Urnas da votação paralela foram inspecionadas hoje pelo TRE-RJ



O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) inspecionou, às 9h de hoje (2), as quatro urnas que serão submetidas à auditoria na chamada votação paralela. Representantes dos partidos, da Polícia Federal e da Procuradoria Regional Eleitoral participaram da inspeção.

As urnas serão retiradas das seções eleitorais onde estão instaladas, substituídas por urnas reservas e levadas para a sede do tribunal, no centro do Rio.

Quinhentas cédulas para votação manual foram distribuídas a representantes de partidos e funcionários que compõem a equipe de apoio do processo de votação paralela. Ainda hoje, as cédulas serão preenchidas e depositadas em quatro urnas de lona, que serão lacradas.

Amanhã, a partir das 8h, as urnas serão abertas para que o voto manual seja digitado nas quatro urnas eletrônicas. Cada urna eletrônica recebe o voto de uma urna de lona distinta.

Às 17h, a votação é encerrada e, em seguida, será feita apuração das urnas de lona e a totalização das urnas eletrônicas correspondentes. A totalização deve ser exatamente equivalente para mostrar que o programa das urnas eletrônicas retrata fielmente o voto manual depositado na urna de lona. Todo o processo da Votação Paralela é filmado pela PF.

Hoje à tarde, o TRE-RJ vai oficializar o sistema de totalização do computador central. Os dados transmitidos pelas zonas eleitorais no domingo (3) serão recebidos e totalizados no computador central. Em seguida, vão ser retransmitidos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, responsável pela divulgação dos resultados da votação no país.

Agência Brasil


Comentários