Governo irá catalogar todas as indústrias próximas ao Rio Paraíba do Sul.

Reprodução : "Patrimônio Ecológico do Estado do Rio de Janeiro que abastece milhares de fluminenses e ainda é fonte de renda e sustentação para centenas de pescadores que vivem do pescado de suas águas..." Marcio Luiz -ambientalista

Uma proposta apresentada pelo presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado André Lazaroni (PMDB), para preservar o Rio Paraíba do Sul fez com que a Secretaria de Estado do Ambiente tomasse a seguinte medida, nesta quinta (11/11): o governo irá catalogar todas as indústrias dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo localizadas próximas aos afluentes do rio. 

O projeto de lei 1.880/2008, de Lazaroni, proíbe o funcionamento ou instalação de empresas que trabalhem com produtos que contenham substâncias do grupo organoclorado (substância tóxica usada em inseticidas) na Bacia do Rio Paraíba. 

Segundo o presidente da comissão, catalogar as indústrias é fundamental. “A preservação ambiental e a segurança da população carioca e fluminense são de suma importância, principalmente quando se trata desta bacia que possui imenso valor para o povo no nosso estado” destacou o parlamentar.
 
O parlamentar lembrou que recentemente a esta bacia hidrográfica foi vítima de um vazamento de 10 mil litros do pesticida endosulfan no Rio Parapetinga, afluente do Paraíba do Sul. “Temos que proibir toda produção, comercialização, transporte e armazenamento de substâncias que utilizem os organoclorados”, ressaltou Lazaroni. 

O desastre foi causado pela empresa Servatis, o que ocasionou a mortandade de toneladas de peixes e capivaras, além do fechamento de diversas estações de abastecimento. “A radiografia destas indústrias é de suma importância para que se possa identificar os poluidores em potencial e prevenir possíveis desastres ambientais em um rio que é responsável pelo abastecimento de 90% da cidade do Rio de Janeiro”, informou o peemedebista.

Ascom/Alerj



Comentários