Tiririca passa no teste, porém não conseguiu nem 30% de acertos no ditado, diz promotor.

Reprodução -
Apesar de ter passado no teste de leitura e escrita, Tiririca, não foi aprovado com louvor. O promotor eleitoral Maurício Antonio Ribeiro Lopes quer reprovar o palhaço. Segundo ele, Francisco Everardo Oliveira Silva, nome verdadeiro de Tiririca, acertou menos de 30% do ditado que foi submetido, em uma audiência realizada nesta quinta-feira, para provar que ele não é analfabeto. O promotor pretende impetrar mandados de segurança para que a Justiça Eleitoral garanta a produção de novas provas na ação penal que apura irregularidades nas declarações de escolaridade e de bens do deputado federal mais votado do Brasil.

- Em situações análogas, o Tribunal Superior Eleitoral considerou que seria alfabetizado quem acertasse 30% de um teste. Eu não vi 30% de acerto no ditado. Eu não encontrei isso – contou o promotor.

O promotor contou que Tiririca cometeu erros no ditado. E garantiu que ele lê melhor do que escreve. Maurício Antonio lembrou que para o Ministério da Educação, só é considerado alfabetizado quem lê, escreve, interpreta e sabe faze contas. Foi pedido ainda pelo promotor, um novo exame médico para comprovar ou não, que Tiririca tem problema médicos que o impedem de escrever.

Padon/portalextra

Comentários