Dr. Abdu diz que um hospital deveria ter muito cuidado ao definir o que é Emergência.

Momento Verdadeiro - Diante do lamento de uma leitora publicado (confira aqui), ela chegou com sua mãe vomitando sangue no Hospital Ferreira Machado e foi informada pelo atendente que não era Emergência , daí a mesma enfrentou uma verdadeira maratona para socorrer sua mãe.

O fato chamou a atenção deste blogueiro, afinal o que é emergência e o que é urgência quando o assunto é saúde Pois somente após pagar uma consulta na Santa Casa, o Dr. Judson, pneumologista avaliou seu caso e pediu outros exames, e o especialista não descartou a possibilidade de ser um problema cardíaco e não pneumonia, assim pediu uma tomografia para melhor esclarecimento.

Estivemos com o Dr. Abdu Neme que deu seu parecer sobre o assunto.


Dr. Abdu Neme
- Washington, do ponto de vista médico definir o que é emergência ou urgência pode trazer sérios danos a saúde, inclusive levar a morte uma pessoa. Nesse caso, por exemplo, uma pessoa vomitando sangue pode ter uma ulcera de esôfago que rompeu, uma varize esofagiana que rompeu, pode formar um coágulo parar de sangrar, a pessoa andar dez metros e morre na hora. Essa relação de emergência e urgência é uma relação limítrofe muito perigosa. Eu teria muito cuidado, muito zelo ao colocar uma placa dizendo que atende só emergência. Portanto eu particularmente acho que não deveria ter essa relação entre emergência e urgência. Concluiu o vereador Abdu Neme.

Levamos o caso ao conhecimento do HFM é até o momento não obtivemos resposta.

Por: Washington Luiz

Comentários