Governo italiano apela ao Parlamento Europeu pela extradição de Battisti.

Reprodução -

A tragédia da região serrana do Rio de Janeiro foi mencionada hoje (20) na sessão do Parlamento Europeu, na França. A deputada portuguesa Ilda Figueiredo (Confederal da Esquerda União Europeia) prestou solidariedade às vítimas. A deputada citou o Rio e, de forma destacada, a cidade de Nova Friburgo, uma das mais afetadas pelos temporais da semana passada.
No entanto, a referência à tragédia causada pela chuva no Rio foi apenas uma menção nas discussões ocorridas na tarde de hoje. A sessão foi proposta pelo governo da Itália para discutir o pedido de extradição do ex-ativista político Cesare Battisti.
A Itália apelou ao Parlamento Europeu em nome do tratado de extradição firmado com o Brasil. Para os italianos, Battisti deve cumprir a pena de prisão perpétua imputada a ele por envolvimento em quatro assassinatos nos anos 1970.
O ex-ativista está preso preventivamente na Penitenciária da Papuda, em Brasília, há aproximadamente três anos. Ex-integrante do grupo guerrilheiro de esquerda Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), Battisti nega participação nos crimes. No último dia de mandato, o então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, decidiu que Battisti pode ficar no Brasil na condição de refugiado com o argumento de que Battisti poderia ser perseguido politicamente se voltasse à Itália.


Comentários