Porto do Açu – O maior investimento portuário das Ámericas.

Localizado no município de São João da Barra, na região norte do Estado do Rio de Janeiro, o Superporto do Açu é um terminal portuário privativo de uso misto que se destaca como o maior investimento em infra-estrutura portuária das Américas.

Em fase de construção, o empreendimento contará com até 30 berços de movimentação de produtos como produtos siderúrgicos, petróleo, carvão, granito, minério de ferro, granéis líquidos e carga geral. Com uma profundidade inicial de 21 metros, com possível expansão para 26 metros, o superporto terá uma ponte de 2,9 km de extensão (já concluída), que permitirá a atracação dos maiores navios do mundo, como Capesize, VLCCs e Chinamax. 


    Fotos: Momento Verdadeiro 


Eike apresentará o projeto de construção de uma montadora à presidente Dilma 

O anúncio da construção de uma montadora de veículos dentro da área do Porto do Açu, feito pelo empresário Eike Batista, é o principal motivo que puxou para cima as ações da subsidiária do grupo EBX, a LLX, segundo analistas do mercado. No fechamento da Bovespa, as ações ordinárias nominativa da LLX subiram 5,34%, vendidas a R$ 3,94. 

A montadora, segundo explicou o empresário, terá capacidade para produzir 400 mil veículos por ano. Serão duas linhas de montagem, com condições de fazer até cinco modelos cada.

O projeto será apresentado oficialmente à presidente Dilma Rousseff até o final do semestre. Eike confirmou que já existe uma parceira estrangeira com know-how para participar do negócio, mas não quis revelar o nome. Segundo ele, a idéia é que este grupo assuma 100% da montadora quando ela começar a operar. 

"Mas eles me ofereceram uma das linhas de montagem. Eu gostei da oferta, mas na época a holding é que vai decidir se é ou não uma boa oportunidade. Para o Brasil será um excelente negócio porque terá uma nova montadora com reconhecimento técnico e qualidade para poder contribuir com o atendimento do aumento da demanda", avaliou o empresário na teleconferência com analistas.
 
Eike Batista também afirmou que "em suas projeções" estima que o país passe a consumir entre 10 milhões e 15 milhões de carros por ano em 15 anos, ante uma média de 4,5 milhões anuais de agora. "Para a montadora é um excelente mercado. E a localização do Porto do Açu é excelente porque além da área disponível, terá uma siderúrgica do lado e conta com infra-estrutura logística para distribuição por cabotagem em toda a costa brasileira, dispensando uma frota de caminhões", disse. 



Estaleiro 

Na mesma coletiva em que anunciou a montadora, o empresário também confirmou a instalação do estaleiro Hyundai no Porto do Açu, como sendo o "maior da América Latina!". A área contará também com tancagem e tratamento de petróleo, além de uma termelétrica. 


Por: Washington Luiz - Fotos Momento Verdadeiro.
Com informações do Monitor Mercantil

Comentários