A falta de sono está ligada ao uso de dispositivos eletrônicos antes de ir para cama.

Reprodução

A Associação Nacional para o Sono dos EUA realizou um inquérito e descobriu que praticamente 95 por cento dos inquiridos admitiu usar algum tipo de dispositivo eletrônico na hora imediatamente antes de ir para a cama (o que inclui a televisão, computadores, telemóveis e consolas). Cerca de dois terços admitiu que não dorme tanto quanto devia – e os responsáveis dizem haver uma ligação entre a falta de sono e o uso de eletrônica.
Por um lado, a luz dos ecrãs fomenta um estado de alerta, ao inibir a produção de melatonina, uma hormônio que ajuda a regular os ciclos biológicos e que induz sono. A melatonina é produzida em condições de pouca luminosidade.

Por outro lado, os aparelhos simplesmente ocupam horas em que as pessoas poderiam estar a dormir – é o caso dos muitos adolescentes que admitiram enviar mensagens de texto noite dentro, já quando estão na cama, mesmo que isso signifique dormir menos horas do que o necessário (e há até quem seja acordado a meio da noite pelo aviso de que chegou um novo e-mail ou SMS).

Mais de um terço dos adolescentes entre os 13 e os 18 anos, e 28 por cento dos adultos entre os 18 e os 29, afirmou jogar videojogos antes de se deitar. Sessenta e um por cento de todos os inquiridos disseram usar o computador pelo menos algumas noites por semana. Já ver televisão antes de ir para a cama era prática mais frequente na faixa etária dos 46 aos 64 anos.

Redação Momento Verdadeiro / Com informações  do Publico.pt

Comentários