“Posto de Urgência de Guarus” – Paciente não recebeu avaliação médica e acabou usando medicamentos destinados a outra paciente.

Campos dos Goytacazes –  Paciente relata que chegou ao Posto de Urgência de Guarus e não é conseguiu ser atendida pelo médico plantonista.

O fato aconteceu na madrugada deste sábado (19), a paciente chegou no P.U e devido seu quadro (tonteira, náuseas, diarréia) depois que preencheu a ficha de atendimento foi direto para o repouso onde ficou aguardando a avaliação médica. Medicada pela enfermagem a paciente que estava lúcida percebeu que o medicamento que tomou era para outra paciente, pois alguém havia trocado as fichas. Sem passar pela consulta médica. Fato confirmado pelo médico que substituiu o outro que não apareceu durante o tempo em que a paciente permaneceu no Posto.  A mãe da paciente disse que quer ver o prontuário da filha, mas foi informada que só poderá ter acesso ao mesmo na próxima segunda-feira (21) solicitando na administração.

O fato aponta para duas hipóteses – o médico não estava no plantão e a enfermagem atendeu ao paciente prescrevendo o medicamento (o que legalmente não é permitido), ou o profissional de enfermagem teria informado ao médico o estado da paciente, e o médico sem examinar prescreveu o medicamento. Nesse caso o Código de Ética Médica proíbe ao médico delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivos da profissão médica (Art. 30).

O caso deveria ser apurado, afinal há vidas em jogo. As informações foram repassadas pela própria paciente e seus familiares. O Momento Verdadeiro reserva um espaço caso a  administração do P.U queira se manifestar sobre a reclamação.

Comentários