Empresa de RH permite que contratante escolha empregado pela cor.

Reprodução
Cor da pele é um dos critérios que parece valer mais do que o currículo profissional para ser contratado. Pelo menos é o que deixa a entender a empresa de recursos humanos Relisar, situada no bairro Vila Mariana, Zona Sul da capital paulista, dá ao cliente a opção de escolher, na ficha que preenche no site, a opção “cútis” (pele) para ajudar a definir o “perfil” do empregado que quer em sua casa.

As informações são importantes e a empresa dá essa opção para evitar que o contratante passe pelo constrangimento. Segundo um repórter do jornal O Dia que se fez passar por contratante. A funcionária da empresa disse: “O senhor tem que me dizer o serviço que ela vai exercer na residência, a idade, alguma preferência de etnia...”, explicou. Depois, ressaltou que a pergunta sobre etnia é feita para evitar possível “constrangimento” durante a fase de entrevistas, em que empregado e patrão em potencial ficam cara a cara.

Cabe lembrar que em 1989, o Estatuto da Igualdade Racial pune com pena de prisão de um a três anos o preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Momento Verdadeiro / com informações do Dia.  

Comentários