Obesidade é contagiosa, aponta um estudo universitário.

Obesidade é contagiosa em pessoas que têm um grande número de amigos acima do peso ou parentes com tendência a ganhar uns quilinhos a mais. Dá para acreditar nessa? A afirmação vem de um estudo da Universidade Estadual de Evolução Humana e Mudança Social do Arizona, nos Estados Unidos. Os pesquisadores descobriram formas de influência de quem é obeso sobre quem (ainda) não é, relata o jornal Daily Mais.

As influências podem ter uma forma subliminar: quem convive com pessoas mais gordas tem a sensação de que seu peso está bom ou abaixo do normal e acaba comendo de acordo com os padrões do amigo. Uma maneira mais direta seria o fato de uma pessoa que está acima do peso fazer pressão para que o amigo coma e se exercite como ela.

O estudo ainda aponta que a convivência com pessoas obesas e sedentárias seria um fator dominante para se adquirir os quilos a mais, já que a socialização com elas envolveria comer alimentos mais gordurosos e assistir à TV, ao invés de realizar exercícios e atividades mais dinâmicas.
Os pesquisadores da universidade entrevistaram 101 mulheres do estado do Arizona, além de 812 parentes e amigos próximos. Após as entrevistas e a análise de massa e gordura de cada um, chegou-se à conclusão de que quanto mais amigos obesos, maior é a tendência a se tornar obeso. 


As entrevistadas revelaram que preferiam sofrer de depressão, alcoolismo ou herpes do que de obesidade.
Os resultados da pesquisa foram publicados em um documento intitulado 'Normas Compartilhadas e Suas Explicações para o Desenvolvimento da Obesidade Social'.
Momento Verdadeiro/com informações da Agência O Dia.