Sindicato dos Bancários realiza ato público contra o racismo no setor bancário.

Um ato público promovido pelo Sindicato dos Bancários do município do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (13), no centro da capital fluminense, protestou contra o racismo no setor bancário. A manifestação marca os 123 anos da Abolição da Escravatura no Brasil, ocorrida em 13 de maio de 1888.
Além de levar cartazes e faixas contra a discriminação, o grupo distribuiu panfletos, destacando que o problema ainda não foi superado e que muitos negros encontram resistência em diversos meios sociais e profissionais.
De acordo com o presidente do sindicato, Almir Aguiar, o objetivo do movimento, programado para ocorrer também em outros estados, é denunciar que, apesar dos avanços conquistados pelos trabalhadores desde a abolição, persistem o preconceito e a discriminação racial. Ele destacou que os dados do Mapa da Diversidade, levantamento desenvolvido pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) em 2009, confirmam o que a categoria – que conta com 450 mil profissionais em todo o país – percebe no dia a dia.
“A população negra representa cerca de 36% da população economicamente ativa no Brasil. No setor bancário, essa discrepância é ainda maior: eles são apenas 19% do total. Além disso, somente 4,8% dos bancários que ocupam cargo de chefia são negros. Com isso, a gente percebe que a cor é um obstáculo para a contratação e a ascensão profissional nos bancos”, afirmou.
Momento Verdadeiro/ABr.

Comentários