Blogueiro americano inventa personagem lésbica que participa das lutas sociais contra presidente da Síria.

Reprodução
Um estudante americano de 40 anos escandalizou a imprensa internacional ao revelar neste fim-de-semana a verdadeira identidade de Amina, uma personagem lésbica que criou para defender seu ideal. "Acredito que não fiz mal a ninguém. Acredito ter criado uma voz importante sobre assuntos que me preocupam enormemente. Estes acontecimentos têm sido modelados por pessoas que os vivem diariamente. (...) Só tentei iluminar a audiência ocidental. Esta experiência confirma tristemente os meus sentimentos acerca da cobertura superficial sobre o Médio Oriente. (...) Cumprimentos, Tom MacMaster. Istambul, Turquia. O único autor de todos os 'posts' deste blogue", escreveu o norte-americano numa mensagem intitulada "Desculpa aos leitores".

Tom MacMaster criou a personagem Amina, uma jovem síria norte-americana que fora viver recentemente para Damasco, capital da Síria. Conforme informações de correspondente do El Mundo em Beirute, Líbano.
O verdadeiro autor do blogue descreveu durante meses a forma como Amina vivia a sua homossexualidade numa sociedade árabe conservadora. E nas últimas semanas do blogue - "Uma lésbica em Damasco" -  revelou que a personagem foi criada para participar ativamente nas revoltas sociais contra o Presidente sírio e o regime autoritário que este encabeça. 

Antes de saber que tudo era mentira, a embaixada dos EUA tentou encontrar a jovem e os internautas mobilizaram-se nas redes sociais exigindo a sua libertação.

Momento Verdadeiro/ com informações dn.pt.

Comentários