Obama anuncia cronograma para retirada de militares do Afeganistão.

Reprodução - Barack Obama
Estados Unidos uma mudança estratégica - Com base nas dificuldades financeiras que aponta um recorde negativo no Orçamento, além da crescente perda de apoio popular com a presença de militares no Afeganistão, o presidente Barack Obama, anunciou na noite de ontem (22) um cronograma que prevê a retirada das tropas americanas no Afeganistão em um ritmo mais rápido do que o esperado por analistas.

A estratégia foi detalhada em um pronunciamento na Casa Branca, transmitido ao vivo pela TV, no qual Obama confirmou que a retirada começa no próximo mês e disse que, até o fim deste ano, 10 mil soldados americanos deverão deixar o Afeganistão.
Esse contingente faz parte dos 33 mil soldados extras enviados ao país por Obama no fim de 2009. Segundo o presidente, até setembro de 2012 esses soldados terão voltado para casa. Os Estados Unidos têm atualmente cerca de 100 mil soldados no Afeganistão. Obama não deu detalhes, porém, sobre os planos para retirar os cerca de 68 mil restantes. O presidente deseja transferir as ações de segurança para forças afegãs de maneira gradual até o fim de 2014.  “Nossa missão vai mudar de combate para apoio. Até 2014, esse processo de transição estará completo, e o povo afegão será responsável por sua própria segurança”, disse.
Momento Verdadeiro/ABr.

Comentários