Hepatite C – Ministério da Saúde vai ampliar o uso do medicamento interferon.

Divulgação
O novo Protocolo para o Tratamento da Hepatite C vai ampliar o uso do medicamento interferon peguilado e facilitar o acesso à terapia em alguns casos sem necessidade de biópsia prévia. Estas mudanças passam a valer a partir do dia 18 de julho. O protocolo anterior, de 2007, só permitia a extensão do uso do interferon com aprovação do Comitê Estadual de Hepatites Virais. Agora o médico do paciente poderá receitar a continuidade do tratamento, de acordo com os critérios no documento.

No Brasil, há 11.882 pessoas em tratamento, e a ampliação do uso do interferon peguilado para portadores de outros genótipos do vírus da hepatite C beneficiará pelo menos outros 500 pacientes ainda este ano. O uso deste fámaco, diz o Ministério, trará mais bem-estar e conforto aos portadores, porque é ele usado apenas uma vez por semana. No caso do interferon convencional, são três doses a cada semana.

Hoje um tratamento com duração de 48 semanas com o interferon peguilado custar R$ 23 mil ao Sistema Único de Saúde (SUS) e um paciente com hepatite C é tratado por até 72 semanas.

Comentários