Papa Bento XVI enfrentará protestos de grupos contrários á sua visita à Espanha - “Não com meus impostos.”

Reprodução da web
Momento Verdadeiro à O clima de alegria e esperança demonstrado por milhares de jovens católicos pela visita do papa Bento XVI é ameaçado em Madri. Segundo informações divulgadas pela agência Efe, na tarde desta quarta-feira (17), as ruas do centro foram tomadas durante horas por uma manifestação convocada pelas associações laicas e, inclusive, cristãs. Os organizadores deixaram claro não se tratar de uma manifestação contrária ao papa, mas uma demonstração de indignação pelo uso de recursos públicos para a atividade religiosa, a visita de Bento XVI, que consideram ato privado. "Dos meus impostos, ao papa zero" – tema da manifestação.

Segundo informações da BBC - os manifestantes definiram como "escandaloso" que os custos da visita superem os 50 milhões de euros (cerca de R$ 115 milhões) e que o governo contribua com a metade destes gastos, além de conceder isenções fiscais a empresas que financiem os outros 50%.

De acordo com a agência os manifestantes deixarão claro seu mal-estar pelos privilégios concedidos aos milhares de fiéis, como descontos em transportes públicos e a disponibilização de alojamento gratuito em ginásios e escolas, em um momento em que o país atravessa uma grave crise econômica.

Entretanto, um jovem mexicano, 24 anos, acabou detido em Madri por, supostamente, planejar um atentado contra os participantes desta manifestação laica. O rapaz estava inscrito como voluntário da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O jovem José Albano Pérez Bautista estuda no Instituto de Química Orgânica Geral do Conselho Superior de Pesquisas Científicas e planejava jogar gases asfixiantes e outras substâncias químicas contra os manifestantes.

Os investigadores o identificaram porque ele anunciou sua intenção de cometer o atentado contra os opositores da visita do papa em fóruns de internet, onde pedia voluntários que o ajudassem a alcançar seu objetivo.

A Embaixada do México na Espanha anunciou nesta quarta-feira que o detido recebeu assistência consular, foi bem tratado pelas autoridades espanholas e tem advogado constituído.

Momento Verdadeiro/Com informações da agência EFE e BBC.

Comentários