Um "satélite" desativado pode cair em algum lugar da Terra a qualquer momento, informa a Nasa.

Divulgação
Tem notícia que quando chega ao nosso conhecimento é porque a coisa está feia mesmo. Segundo informações da agência espacial americana (Nasa) há pelo menos 20 mil fragmentos com mais de 10 cm nos arredores terrestres. E nesse "lixão" espacial tem de tudo: satélites inteiros desativados, peças de foguetes e naves. Também entram na conta câmeras fotográficas... objetos perdidos por astronautas.
Para se ter idéia do risco que estamos correndo há grande possibilidade de um satélite desativado do tamanho de um ônibus cair em algum lugar da Terra esta semana, entre quinta e a sexta-feira. Embora a Nasa afirme que as chances de que alguém seja atingido são mínimas - cerca de 1 em 3.200.
De acordo com uma reportagem divulgada pela Folha de São Paulo infelizmente ainda não é possível fazer uma “faxina espacial”, entretanto, entre as alternativas apresentadas, há desde a criação de um sistema de redes gigante, que conseguiria capturar a sujeira, além de sistemas de raios laser que desviariam o lixo de sua rota. 
A verdade já  foi revelada por uma entidade privada sem fins lucrativos que fornece consultoria científica - e mostra que os detritos espaciais chegaram a um "ponto crítico".


Leia mais: Perigo! Lixo espacial...
Por: Washington Luiz/Com informações da Folha.

Comentários