Municípios fluminenses receberam 3,3 bilhões em royalties de petróleo.

Segundo o Anuário de Finanças dos Municípios Fluminenses, que teve sua quarta edição lançada hoje (4), 87 dos 92 municípios do estado recebem recursos oriundos dos royalties e, em alguns casos, essa receita passa de 70% das receitas correntes do município. As informações são da Agência Brasil de Notícias.
Campos dos Goytacazes, por exemplo, cidade que lidera, em valores absolutos, o ranking dos que recebem recursos dos royalties do petróleo, é a segunda cidade fluminense mais dependente dessa receita em seu orçamento. Os recursos pagos pelo direito de exploração do petróleo ao município correspondem a 60% de sua receita corrente, conforme a publicação. Campos recebeu no ano passado R$ 1,097 bilhão em royalties. O município que mais depende dos royalties é São João da Barra, onde essa receita correspondeu, em 2010, a 74,5% da receita corrente local.
Os municípios fluminenses que exploram petróleo e gás natural receberam R$ 3,3 bilhões emroyalties no ano passado. Dos 87 municípios que recebem recursos oriundos dosroyalties, 85 mostraram aumento nessa receita. As maiores variações relativas ocorreram em Maricá (58,1%) e Cabo Frio (40%), seguidas da capital do estado, com incremento de 27,1%.
Momento Verdadeiro/Agência Brasil.

Comentários